domingo, 21 de fevereiro de 2010

Temporal destruíu vidas e devastou a Madeira

Funchal, 21 fev (Lusa) -
"O Primeiro-ministro, José Sócrates, ofereceu hoje "toda a ajuda que o Governo Regional necessitar para que a Madeira possa iniciar imediatamente os trabalhos de recuperação".
"A conclusão a que chegamos é que o Governo Regional da Madeira está a controlar muito bem a situação e a tratar já dos trabalhos de recuperação", disse José Sócrates, após uma reunião com Alberto João Jardim e o seu governo.
"Nós oferecemos ao senhor presidente do Governo Regional da Madeira toda a ajuda de que necessitar para que a Madeira possa iniciar imediatamente esses trabalhos", declarou.
"O presidente do Governo Regional fez uma exposição da situação no que diz respeito às necessidades de reconstrução e também às necessidades que existem para responder às situações mais críticas”, referiu o Primeiro-ministro.
“Combinámos entre o Governo Regional e o Governo da República duas coisas, aquilo em que podemos já dar uma ajuda para responder às situações de emergência e manter um diálogo entre o Governo Regional e o Governo da República por forma a que se possa definir um quadro geral de ajuda à Região para responder à situação", acrescentou.
"Estão todos os serviços do Governo Regional, do Governo da República empenhados para responder a esta situação", realçou o chefe de governo.
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, revelou que o Governo da República enviará hoje duas equipas da GNR com cães "para ajudar na procura de eventuais pessoas desaparecidas" assim como três equipas num total de seis elementos "de mergulhadores da força especial de bombeiros para procurar corpos que se possam encontrar no mar".
"Vamos enviar igualmente cinco médicos do Instituto de Medicina Legal para realizar o mais rapidamente possível as autópsias para que as famílias possam fazer o seu luto", acrescentou.
Rui Pereira revelou ainda que estão já na Madeira dois elementos da Protecção Civil que "vão fazer um inventário de quaisquer necessidades, sempre em cooperação com o Governo Regional, em relação ao futuro do que seja necessário fazer".
O ministro da Administração Interna anunciou ainda o envio de pontes militares e de uma equipa de 15 elementos das Forças Armadas "para ajudar a montar essas pontes".
"Está combinado que haverá um contacto permanente entre o Governo da República e o Governo Regional da Madeira para fazer um inventário das necessidades e nos próximos tempos vamos ajudar a instruir um pedido de apoio por parte da União Europeia para acorrer a esta situação”, indicou
“O apoio será da República, do Governo da República através dos incentivos considerados necessários e adequados mas também da União Europeia que dispõe de fundos para ajudar a construir infraestruturas que tenham sido afetadas por esta situação", adiantou.
O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, mostrou-se satisfeito com a visita do Primeiro-ministro: "quero agradecer publicamente a solidariedade do senhor Primeiro-ministro e também o maior interesse do ministro da Administração Interna e do senhor secretário de Estado que desenvolveram em relação a esta calamidade".
Jardim pediu "cuidado com as dramatizações”.
“Não se pode esquecer que a nossa economia depende muito do exterior e vamos resolver os problemas internamente, não dramatizar muito lá para fora porque neste momento o canal próprio, através do Governo da República, junto à União Europeia, está organizado e, portanto, vamos agora deixar as instituições funcionar", prosseguiu.
À despedida, Alberto João Jardim agradeceu a solidariedade de José Sócrates.
"Talvez seja esta uma boa altura para nos entendermos", respondeu o Primeiro-ministro.
A tempestade que fustigou a Madeira no sábado fez, para já, 32 mortes, mais de uma centena de feridos, alguns desaparecidos, desalojados e um rol de destruição."

EC/Lusa

*** Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários: