segunda-feira, 5 de julho de 2010

Auto-Europa, um exemplo para a nossa economia


4 comentários:

folha seca disse...

Caro Osvaldo

Li e reli o artigo que publicaste no “Setúbal Digital” contra factos não há argumentos e tudo o que escreveste merece a minha concordância, aliás acrescentaria que o êxito da Auto Europa, para além de permitir a manutenção dos actuais postos de trabalho e perspectivando-se a criação de mais 300 é um dado importante. Mas para além dos postos de trabalho directos há muitas centenas de outros indirectos, nas industrias que a abastecem, merecendo também grande relevância.

No entanto sabemos que o êxito da Auto Europa deve-se muito à capacidade de gestão dos quadros superiores da empresa e à exemplar capacidade de diálogo que os trabalhadores demonstraram nos momentos em que a manutenção daquela empresa em terras Lusas esteve ameaçada. Mas facto inegável e pelos vistos esquecido é que desde o principio a Auto Europa beneficiou de incentivos fiscais, subsídios e outras benesses que a generalidade das pequenas empresas, que são responsáveis por uma percentagem elevadíssima dos postos de trabalho existentes (salvo raríssimas excepções) nunca teve acesso.
Claro que não pretendo retirar o mérito que destacas naquela empresa instalada em Palmela, mas “há mais vida para além da montagem de automóveis”.
Abraço

Carta a Garcia disse...

Caro Folha Seca,

Estou completamente de acordo com o que dizes,incluindo os apoios e incentivos fiscais...mas ha quem os nao tenha sabido aproveitar,como sabemos que sucedeu na cristalaria.
E depois nao ignoro o papel da CTrabalhdores e do Antonio Chora que sempre soube resistir a demagogia..
Um abraco,

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Parabéns pelo excelente artigo e, obviamente, agora, só tenho um comentário a fazer: o distrito de Setúbal é um "sortudo" por ter um deputado deste gabarito.
Um Abraço Amigo
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Sem comentarios, mas grato.
Abraco Amigo,
OC