sábado, 10 de julho de 2010

Mulher iraniana pode ser salva devido à pressão internacional

Sakineh Ashtiani, 43 anos, viúva iraniana, acusada de adultério, após confissão obtida por coacção, nas suas palavras, está condenada a ser executada por lapidação, ou apedrejamento até à morte, se a pressão dos media internacionais e as manifestações de iranianos, um pouco por todo o mundo, não conseguirem obrigar as autoridades ditatoriais iranianas a respeitarem o acordo celebrado com a União Europeia, em 2002, e que impede a execução de mortes por lapidação, essa forma mais do que medieval e desumana de tratar ou condenar por alegados crimes, as mulheres de diversos paises do Médio Oriente.
Apesar de tudo ainda há esperanças de salvar a mulher iraniana, como se pode ler no DN. E ainda mais actualizada no El Pais. Com
Osvaldo Castro

5 comentários:

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Esperemos que a comunidade internacional consiga fazer valer as suas formas de pressão para pôr cobro a este tipo de atrocidades contra os mais elementares Direitos Humanos por parte do regime teocrático e ditatorial Iraniano! Tenhamos esperança que a sensibilidade e o bom senso da diplomacia Europeia seja capaz de persuadir as autoridades Iranianas a desistirem deste tipo de torturas medievais. É inadmíssivel que em pleno século XXI, após as barbáries cometidas no século XX, a comunidade internacional não consiga ainda fazer prevalecer os princípios civilizacionais contemporâneas inaugurados com a Revolução Francesa!

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Carta a Garcia disse...

Meu Caro Nuno Sotto Mayor Ferrao,

Obrigado pelo S/ Comentario...estamos tambem em sintonia na defesa dos direitos humanos.Creio que o Irao tera de recuar, tal o movimento que se gerou nos "media" e Blogues de todo o mundo.
Saudacoes.
OC

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Acção bárbara e medievalesca, atropelo aos Direitos Humanos, ausência de paridade de papéis entre homem e mulher, fundamentalismo exacerbado... e a esperança de que a denúncia e a divulgação constituam um aperto para o Irão e o faça recuar em prol da defesa dos direitos civis, da liberdade e possa vir a ser projectado um novo desenho nos comportamentos e mentalidade.
Vai ser difícil, mas não podemos perder a esperança...
Um Abraço Amigo e Solidário
Ana Brito

F. Pedro disse...

Meu caro Osvaldo,
Ao ver este seu 'post' que obviamente aplaudo, mais uma vez me coloquei uma pergunta recorrente e para a qual não atino com a resposta: como é que estes países querem ser levados a sério e serem aceites no plano das nações civilizadas, se acolhem leis do mais inconcebível primarismo?
Oxalá a pressão internacional seja tanta que faça com que alguma lucidez entre naquelas cabeças prenhes do mais abjecto fundamentalismo!

Carta a Garcia disse...

Caro F.Pedro,

É sempre uma honra a S/ visita.
Pergunto-me o mesmo, como é possível que as ditaduras mais sangrentas ainda nao tenham percebido que estamos no século XXI?
Creio que a Sakineh vai conseguir ver-lhe poupada a vida, mas e os casos que não foram conhecidos...e as mulheres que estão presas a aguardar sentencas?.
Só a pressão internacional pode parar as carnificinas e as práticas medievais dos regimes intolerantes e fechados ao mundo.
Abraco Amigo
OC