domingo, 18 de julho de 2010

O Verão(I), Nigel Kennedy (Vivaldi)

4 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
As "Quatro Estações" fazem parte das minhas primeiras preferências clássicas.
Bela interpretação do "Verão" de Vivaldi que é uma obra poética com pendor descritivo e programático, dotada de frescura e determinação expressiva no que toca às tormentas do verão visto que se inicia com calma, depois desfere uma tempestade com relâmpagos, trovões e chuvas, com ventos fortes a contrastar com brisas, enfim, uma melodia cheia de lirismo, tipíca dos recantos mediterrânicos e que me reconduz à Itália, concretamente a Veneza - essa princesa e terra natal de Vivaldi, também ela uma autêntica melodia cromática.
As "Quatro Estações" sempre representaram para mim uma obra de referência, uma obra de autêntica terapia musical, porque Vivaldi conseguiu transferir para a música os sentimentos que despertam nas estações do ano, embora, actualmente, as estações andem completamente transtornadas, por isso, Vivaldi bem pode repor o sentido desejado.
Grata pela sua escolha, tenho estado a ouvir as "4".
Um Grande e Amigo Abraço
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

pois, é sempre melhor ouvir "As Quatro estações" na sua totalidade e diversidade que ouvi-las em separado...Mas como fui postando o "Inverno", quando este entrou, e de igual modo "A Primavera", na altura propria...tinha de postar, com gosto, aliás, embora, lamentavelmente, atrasado, também o "Verão"...Aí fica...
Abraço Amigo,

OC

Maria Estrela Melchior Dinis disse...

Caro Osvaldo
Pois é tb gosto deste tipo de música. Aliàs vem dos meus tempos de jovem quando cantava no coro misto do Orfeão da Covilhã, dirigida pelo maestro portuense Virgilio Pereira, e cantavamos com a orquestra sinfónica do porto.
Belos tempos! que vieram á memória ao ouvir esta.
Um abraço

Carta a Garcia disse...

Cara Maria Estrela,

As "Quatro Estações" do Vivaldi são uma peça de raríssima qualidade, e do meu ponto de vista, Nigel Kennedy é um dos seus melhores intérpretes.
Abraço,
OC