quinta-feira, 9 de setembro de 2010

França/ciganos: "Não me passa pela cabeça que o meu país tome medidas semelhantes"

Moscovo, 09 Set (Lusa)
"Jorge Sampaio, alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações, declarou hoje à Lusa em Moscovo que “as expulsões de etnias nunca são solução para qualquer tipo de crise” e disse não lhe passar pela cabeça que em Portugal se tomem medidas semelhantes.
“Não me passa pela cabeça que o meu país venha a tomar medidas semelhantes”, disse Jorge Sampaio, que disse não pretender "comentar a política interna dos países", neste caso a França, que expulsou nas últimas semanas cerca de um milhar de ciganos para a Roménia e Bulgária.
O alto representante defendeu que a organização que dirige aposta no “trabalho de integração e diálogo, de negociação”, sublinhando que as expulsões são “pontos de vistas intoleráveis em sociedades democráticas e plurais como as europeias”.
Jorge Sampaio encontra-se na capital russa onde se avistoy com vários dirigentes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, das comissões para Política Externa da Duma Estatal (câmara baixa) e do Conselho da Federação (câmara alta) do Parlamento da Rússia, bem como com altos represenantes da Igreja Ortodoxa Russa.
“O objetivo da minha viagem e encontros foi aprofundar os mecanismos e as formas de atividade da Aliança das Civilizações, tendo em conta a experiência da Rússia”, disse.
O ex-Presidente português sublinhou que a sua estada em Moscovo coincidiu com o atentado terrorista hoje na Ossétia do Norte, que matou pelo menos 16 pessoas, o que “mostra que o diálogo é difícil, mas cada vez mais necessário”.
“É indispensável incentivar o diálogo para escorraçar o terrorismo”, frisou.
Jorge Sampaio revelou ter recebido das autoridades russas um plano de atividades e prazos de sua execução no âmbito do programa da Aliança das Civilizações das Nações Unidas.
“Trata-se de estabelecer um diálogo interativo”, frisou.
Referindo-se ao encontro com altos dignitários da Igreja Ortodoxa Russa, o Alto Comissário destacou o papel do diálogo entre religiões dentro da plataforma criada pela Aliança das Civilizações.
“Tendo uma rica experiência de diálogo entre religiões, a Igreja Ortodoxa Russa espera estabelecer cooperação a longo prazo com a Aliança das Civilizações e dar o seu contributo para iniciativas internacionais nesse sentido”, comentou o abade Filipe, vice-chefe da Secção Internacional do Patriarcado de Moscovo".

JM/Lusa

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários: