quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Gostava de ter escrito isto...

...
"- É tempo de todos os socialistas se unirem, estoicamente, em apoio ao Primeiro Ministro, pela agrura de ter de decretar medidas durissimas e de arrostar com incompreensão e impopularidade.
Com o travo amargo da injustiça de, apesar de fundamentais reformas feitas ainda antes de todos os outros países e da crise eclodir, nos acharmos hoje neste “estado de necessidade” pela selvajaria da lei dos mercados, que esta UE dominada pela direita neo-liberal não tem querido controlar."

(Estado de Necessidade,Ana Gomes, Causa Nossa)

6 comentários:

São disse...

Meu caro Osvaldo, talvez não fosse má ideia alguém vir a público explicar o que são, afinal, os mercados.

É que os mercados, tal como outras designações que andam por aí, não são entidades abstractas: são constituídos por pessoas identificáveis!

E essas pessoas estão jogando com o nosso destino como nação e as nossas vidas enquanto pessoas com o único objectivo de acumulação de riquezas perfeitamente obscenas e consequente controlo de Poder!

Os meus cumprimentos amigos.

folha seca disse...

Caro Osvaldo

Palavras oportunas e divulgação oportuna.
Ainda há dias Ana Gomes protestava pela tentativa de obrigar os deputados no Parlamento Nacional a um voto contra a consciência da maioria dos deputados ( a que tu mais uns 14 ou 15 não abdicaste)
É isto que faz a diferença entre um partido democrático e um partido totalitário).
São atitudes destas como a da Ana Gomes( e outras) que ainda me faz acreditar no PS. Saber que há gente disposta a dizer que não, quando é necessário fazê-lo, mas tocar a unir quando tambem é preciso.
Abraço

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Mais do que nunca o PS precisa estar unido em torno das decisões recentemente tomadas e devendo saber lidar crítica e construtivamente com as adversidades que se lhe vão atravessar no caminho. Saber dizer "não" no momento certo é uma grande virtude, mas a união é fundamental para vencer as vicissitudes que todos conhecemos e têm de ser enfrentadas a curto, médio e longo prazo...
Coragem, Amigo!
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Exacto, São, "os mercados" são os verdadeiros donos do capital financeiro, associados aos "experts" das Agências de "rating" ou de notação, que os primeiros controlam...São eles que tanto determinam o preço do crude ou do café no mercado internacional. Do mesmo modo que apreciam ou depreciam o valor dos juros dos países menos fortes, e avaliam o perfil financeiro dos estados e dos respectivos bancos.
É por isso que se torna cada vez mais necessário que haja Agências de Supervisão e Regulação que não dependam dos interesses do grande capital financeiro mundial, designadamente americano.
A União Europeia tem de tomar medidads nesse sentido, muito rápidamente ou o sonho da moeda única pode virar em naufrágio...!
Bom fim de semana.
Cumprimentos Amigos,
OC

Carta a Garcia disse...

Caro Folha Seca,
O que dizes são verdades como punhos...a importância de um partido democrático reside na possibilidade de a Ana Gomes poder expressar a S/ opinião livremente sem que tal se traduza em qualquer sanção ou medida administrativa.
Abraço,
OC

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Este é um momento de grande reponsabilidade por parte do partido que sustenta o governo e também dos que o apoiam.Ninguém pode negar que as medidas que vão ser incluídas no Orçamento são de grande dureza, mas são efectivamente necessárias para recuperar a credibilidade junto dos mercados e dos nossos credores.
Abraço Amigo,
OC