sábado, 11 de setembro de 2010

Memorial 9/11, Goodbye Blue Sky,Pink Floyd


Em homenagem ao Povo americano que sofreu na pele, em 9/11/01, o maior atentado terrorista perpretrado no continente americano.
Em homenagem a todos os que perderam a vida traiçoeiramente e a todos os que nos serviços públicos de bombeiros, de saúde,de polícia ou de defesa, se sentiram obrigados a servir o seu semelhante, prestando ajuda e salvação, e que por isso tiveram de dar as suas vidas, no mar de chamas ou soterrados nos escombros das Twin Towers, do World Trade Center, em Nova York, no Pentágono, em Washington, em Boston, ou em sequência da queda dos aviões sequestrados em que seguiam.
Em homenagem a todas vítimas.
Nunca esqueceremos o dia 11 de Setembro de 2001.

6 comentários:

São disse...

Junto, em respeitoso silêncio, a minha voz às merecidas e sentidas homenagens deste post e do anterior.

Bem haja por guardar a memória!

As minhas cordias saudações, caro Osvaldo.

Ana Paula Fitas disse...

Excelente homenagem, caro amigo.
Pela minha parte, como leitora e com cidadã, o meu sincero agradecimento solidário.
Um abraço.

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo amigo Osvaldo Castro,

O 11 de Setembro de 2001 foi sem dúvida uma terrível página da História Universal que se registou com o massacre horripilante e sanguinolento sobre milhares de inocentes... Lembro-me de estar, na altura, na Biblioteca Nacional de Lisboa e de estar a falar ao telemóvel com um amigo, entretanto infelizmente desaparecido este ano, que me disse que estava a ver incrédulo o WTC a ser atingido por um avião. Não pude acreditar e fui para casa ver as notícias e acabei por ver estupefacto, o que todos pudemos ver...

O colapsar do WTC e de parte do pentágono mostrou ao mundo a vulnerabilidade das grandes potências. Aliás, para mim, ao contrário de muitos amigos da minha geração para quem a nação Norte Americana era ainda o "El Dourado", este mito do "American Way of Life" sempre me pareceu uma ilusão caleidoscópica a que muitos andavam agarrados.

Nunca me identifiquei muito com a distintíssima visão do grande pensador Alexis de Tocqueville que, no século XIX, retratou os EUA como o país por excelência da liberdade.

Sempre compartilhei mais o modo de ver de Noam Chomsky que vislumbrou o povo Norte Americano como materialista, egoísta e individualista que potenciou que as rédeas de R. Reagan, Bush pai e Bush filho levassem esta nação a uma violenta crise de auto-estima que começou com o 11/9/2001 e se prolongou até à crise capitalista despoletada pelas gigantescas fraudes financeiras descobertas na esteira de Bernard Madoff.

Para mim, os EUA estão muito longe de servir de paradigma Civilizacional. Tornaram-se mais modestos e mais prudentes com B. Obama é certo, mas precisam de se concentrar mais na casa comum, da Humanidade que é o nosso planeta, se se querem ver reconhecidos como autoridades morais!

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Carta a Garcia disse...

Caras São e Ana Paula Fitas,

Obrigado pela sensibilidade que revelam na apreciação que fazem dos dois posts que aqui publiquei.
Com consideração e estima,
Osvaldo Castro,

Carta a Garcia disse...

Caro Nuno Sotto Mayor Ferrão,

Suporto e subscrevo o núcleo essencial do que sustenta no S/ Comentário...se bem que Tocqueville na "sua volta pela América" estivesse a pôr em confronto realidades distintas...a América que alvorecia para uma nova democracia e a Europa com valores democráticos saídos do turbilhão revolucionário de 1789...

Cordiais saudações,
OC

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo amigo Osvaldo Castro,

Fiz link para Crónicas do Professor Ferrão. Pois as suas palavras e o inspirador documentário que nos apresenta, bem como os comentários que teci suscitaram o meu último "post".
Muito obrigado.

Tem toda a razão: Tocqueville abordou contextos históricos diferentes, no entanto muitas personalidades socorrem-se das ideias de A.T. para justificar o modelo Norte Americano.

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt