quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Assembleia da República realiza Sessão e inaugura Exposição "Res Publica:Cidadania e Representação Política em Portugal,1820-1926"

No dia 6 de Outubro, pelas 15.00 horas, tem lugar, na Sala das Sessões da Assembleia da República, a Sessão Solene Comemorativa do Centenário da República, seguida da inauguração da Exposição “Res Publica: Cidadania e Representação Política em Portugal – 1820-1926” e do descerramento do busto de Anselmo Braamcamp Freire

2 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
1820-1926 - um período longo e bem recheado de avanços e recuos na História política do país e na formação da cidadania e suas representações.
Distinta homenagem a Anselmo Braamcamp Freire como fundador do Arquivo Histórico Português e pelos serviços que prestou à historiografia nacional e, ainda, porque como Par do Reino aderiu à República como protesto à ditadura franquista, vindo a ocupar a presidência da vereação camarária de Lisboa onde os eleitos republicanos efectuaram obra positiva nos vários domínios da vida municipal, acrescendo que foi também presidente da Assembleia Nacional Constituinte após a implantação da República e presidente do Senado. De relevar que colaborou no Jornal do Comércio com o pseudónimo Silex e na Revista Atlântida.
Aproveito, como é óbvio, para deixar um abraço amigo ao Fernando Catroga.
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo amigo Osvaldo Castro,

Esta iniciativa da Assembleia da República de uma Exposição retrospectiva da evolução da cidadania no decurso dos regimes democráticos da Monarquia Constitucional e da 1ª República é muito bem vinda. O descerramento de um busto de Anselmo Braamcamp Freire, ilustre historiador e político,no espaço nobre da Assembleia da República é uma meritória homenagem. Grato por estas pertinentes informações e por este tributo a esta figura pública tão esquecida!

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt