terça-feira, 19 de outubro de 2010

Brasil/Eleições: Dilma Rousseff amplia diferença face ao opositor José Serra

Brasília, 19 out (Lusa)
" A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência, Dilma Rousseff, está com 12 pontos percentuais de vantagem em relação ao seu opositor José Serra, de acordo com uma sondagem hoje divulgada.

A 12 dias das eleições, a pesquisa do instituto Vox Populi indica Dilma Rousseff com 51 por cento das intenções de voto, contra 39 por cento do candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Os votos brancos e nulos somam seis por cento e os indecisos são quatro por cento.

Na última sondagem, a diferença entre os dois candidatos era de oito pontos percentuais (48 por cento para Dilma Rousseff e 40 por cento para Serra).

Considerando apenas a contagem dos votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos, Dilma Rousseff passou de 54 para 57 por cento e Serra caiu de 46 para 43 por cento.

A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual para cima ou para baixo.

Na análise das regiões, Dilma Rousseff apresenta melhor desempenho no Nordeste (65 por cento contra 28 por cento para Serra), vencendo também no Sudeste (47 por cento contra 40 por cento), onde estão os dois maiores colégios eleitorais do Brasil – São Paulo e Minas Gerais.

José Serra vence, por seu turno, na região Sul (50 por cento contra 41 por cento para a candidata do PT).

A pesquisa ouviu 3000 eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro".

CMC /Lusa

2 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Pessoalmente não me surpreende que Serra vença no Sul. Em 2002 estive em missão académica na Universidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e consegui aperceber-me da visão e posicionamento político de parcelas populacionais, assim como, anteriormente, no Nordeste e Sudeste (São Paulo) onde também estive noutras ocasiões e pela mesma razão. Lidei com várias opiniões e tendências sobre a política brasileira facto que me permitiu fazer um registo dos pensamentos dominantes em cada região.
O Brasil é um país de grandes assimetrias e exactamente por isso a disputa destas eleições tem sido tão renhida.
Penso, no entanto, que a margem percentual das intenções de voto favorece a eleição da Dilma e que Serra não será eleito.
Grande Abraço com Amizade:)
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Obrigado pela s S/ achegas em relação à expressão eleitoral do Sul do Brasil.
Abraço Amigo,
OC