sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conheça o Projecto de Revisão Constitucional do PS

"Exposição de Motivos
I - O Partido Socialista tem a firme convicção de que a Constituição da República Portuguesa, de 1976, com as suas sucessivas revisões, se afirmou ao longo dos últimos 34 anos como um importante factor de coesão na sociedade portuguesa. A Constituição une os portugueses, não os divide. Por isso, constitui um exercício político absolutamente nefasto e totalmente artificial procurar decretar, subitamente, a existência de uma qualquer querela constitucional, que verdadeiramente não existe nem tem razão para existir entre os portugueses.
Por outro lado, a Constituição não é hoje um obstáculo à resolução dos problemas do País. Pelo contrário, a Constituição traduz um compromisso social e político longamente amadurecido e consolidado na sociedade portuguesa, vertido num quadro de referência estável de valores, princípios e regras fundamentais cuja existência não prejudica, antes favorece, a resolução dos problemas nacionais de acordo com os variados programas político-partidários que recebam dos eleitores a necessária legitimação democrática.
Assim sendo, e não obstante a Assembleia da República deter nesta legislatura poderes de revisão ordinária da Constituição, compreende-se bem que o Partido Socialista tenha inscrito, expressamente, no programa eleitoral que apresentou aos portugueses nas últimas eleições legislativas a sua posição de princípio “à partida favorável à estabilidade do conjunto do texto constitucional. (...)”

LEIA AQUI O TEXTO COMPLETO DA EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS E AS PROPOSTAS DO PARTIDO SOCIALISTA

3 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Obrigada por nos ter facultado este precioso documento.
Através da exposição de motivos e propostas o PS apresenta uma força animadora capaz de fornecer ao país uma referência de normativos fundamentais que entroncam a Constituição e que me parecem ser de fácil acolhimento e de receptibilidade e, portanto, capazes de garantir um alinhamento saudável considerando a intenção da gratuitidade do ensino secundário, a introdução da figura da moção de censura construtiva, a antecipação do calendário das legislativas para facilitar a organização do orçamento, a valorização da integração na UE, o alargamento das competências do TC, a questão da regionalização, o princípio da igualdade e o combate às discriminações - no seu todo, um projecto que visa burilar a Constituição da República e assegurar de forma mais optimizada as garantias do Estado Social - sobretudo num momento crítico em que há necessidade de sustentar equilibradamente a nossa política financeira.
Com optimismo, Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Creio que sintetiza em poucas palavras o essencial do Projecto do PS em sede de revisão constitucional.
Defesa do Estado social,estabilidade constitucional,política e governativa.
São os eixos principais.No demais, aperfeiçoamentos...melhorias...
A ver vamosno que dá, porque qualquer alteração carece de 2/3 dos deputados...
Abraço
OCAmigo,

Ana Paula Fitas disse...

Caro amigo Osvaldo Castro,
Acabei de fazer link deste seu post a propósito da redacção do ponto 2 do artigo 13º do projecto de revisão constitucional do PS.
Obrigado pela divulgação que facilita o acesso dos leitores a esta matéria.
Um abraço.