sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Liu Xiaobo, Prémio Nobel da Paz

Liu Xiaobo foi galardoado Prémio Nobel da Paz 2010. Liu Xiaobo foi preso por dissidência assumida relativamente ao regime chinês que o condenou a prisão por 11 anos. A escolha do mais recente Prémio Nobel da Paz afirma, uma vez mais, a determinação da Academia Nobel em, por um lado, reconhecer o trabalho dos que lutam pelos valores da paz, da liberdade e da tolerância e, por outro lado, em condenar os países e regimes que persistem no desrespeito e na violação dos Direitos Humanos.
Como se pode ler no DN "on line".

8 comentários:

São disse...

Acho o Nobel da Paz 2010 bem entregue.

Se me permite, eu tenho que lhe colocar aqui uma questão acerca do deputado Ricardo Gonçalves.
Esta declaração

"Se abrissem a cantina da Assembleia da República à noite, eu ia lá jantar. Eu e muitos outros deputados da província. Quase não temos dinheiros para comer" ,

é mesmo verdadeira?!

Os meus respeitosos cumprimentos , caro Osvaldo.

Carta a Garcia disse...

Sao, O importante foi a atribuiçao do Nobel da Paz a um cidadao que se bate pelos dreitos humanos na Chuina e no mundo vai para muitos anos.
Declaraçoes inapropriadas, como compreende, nao comento.
Preocupo-me mais com os desempregados, com os que ganham o subsidio de inserçao ou o salario minimo...
Saudaçoes Amigas

São disse...

Obrigada por me ter rspondido.

Estou completamente de acordo: o importante mesmo é que tenha sido reconhecido o trabalho do laureado.

Quanto às suas preocupações, que partilho inteiramente, foram exactamente aquelas que oresumi sere,

Bem haja!

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
É um prémio bem atribuído ao intelectual chinês que luta pelos direitos fundamentais da China, mas é de lamentar a existência de censura na divulgação do prémio e o facto de terem sido detidos dissidentes chineses que comemoravam a atribuição do Nobel num país em aberto crescimento económico, mas tão ditatorial no que concerne a política.
Grande abraço com Amizade :)
Ana Brito

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo Osvaldo Castro,

É pertinente este Prémio Nobel da Paz a este dissidente chinês, porque o regime deste país é nefasto do ponto de vista interno pelo desrespeito pelas liberdades e direitos dos chineses e externamente porque adultera uma competitividade transparente e justa no Comércio internacional. Por isso, esta pequena forma de pressão da Academia Sueca de Ciências sobre o regime Chinês é legítima e o esforço de Liu Xiaobo é meritório.

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Carta a Garcia disse...

Caro Nuno Sotto Mayor Ferrao,

Subscrevo inteiramente as asserçoes que faz no S/ Comentàrio que muito agradeço.
Cumprimentos,
OC

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

AChina qundo percebeu que o Nobel da Paz podia ir para Liu Xiaobo fez toda a pressao que podia fazer,politica, diplomatica e economica...O Jùri da Academia Nao se deixou impressionar e decidiu livremente.
Ainda bem que o mundo vai sendo mais livre...!
Abraòo Amigo,

Carta a Garcia disse...

Cara Sao,
Obrigado pelas S/ palavras e pela S/ compreensao.
Cordiais cumprimentos,
OC