domingo, 17 de outubro de 2010

Manifestações contra a reforma das pensões em França

Na tarde de hoje, um pouco por toda a França, centenas de milhar de franceses ocuparam as ruas das principais cidades, em luta contra o aumento das reformas dos actuais 60 para os 62 anos como pretende o executivo de Sarkosy.
A França está à beira de uma situação social que se abeira do caos, mercê das greves dos funcionários municipais adstritos à recolha dos resíduos sólidos, já que o lixo, não recolhido há vários dias, se acumula pelas ruas. E ao mesmo tempo, devido à greve dos operários da refinação de combustíveis, começam a faltar ou a esgotar-se os combustíveis, com os reflexos que a paralisação da circulação de veículos pessoais e de mercadorias provoca às pessoas e às empresas. E sem falar da massiva adesão que jovens estudantes têm igualmente trazido ao movimento de luta social.
A França está num período de agitação social muito perigoso.A ler aqui na "SIC on line".

2 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Muito grave e preocupante a situação francesa, considerando que se trata de um país onde ocorreu a primeira revolução moderna e que neste momento é o país da Europa onde a luta de classes se esgrime na rua e em que os cidadãos já não acreditam no governo, nem nas reformas, nem na tão ansiada sustentabilidade do sistema.
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Situação preocupante, tanto mais que a razão primeira da luta radica no aumento da idade de reforma dos 60 para os 62 anos...Coisa que não tem em conta os progressos da medicina e o aumento do índice da esperança média de vida.
Abraço Amigo,

OC