quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mineiros todos salvos! Saiu Luís Urzua, o líder natural..." o primeiro a falar e o último a sair"

Luís Urzua, o chefe de turno que se tornou no lider natural dos 33 mineiros soterrados, está a percorrer os últimos metros do estreito furo por onde rompe a cápsula Fénix até ao encontro da superfície.O calvário de 69 dias dos mineiros chilenos e um boliviano fica terminado após uma das maiores e mais bem sucedidas operações de socorro de que há memória em situação de sepultação em mina.
Agora resta apenas a subida dos seis membros da equipa de resgate, chefiados por Manuel Gonzalez e que voluntariosamente se disponibilizaram para ir ao fundo da mina ajudar a fazer subir para a liberdade 33 seres humanos.Que tudo lhes corra como aos mineiros.Bem o merecem também.
Luis Urzua,Don Lucho,como lhe chamam, com a bandeira do Chile pelas costas, já está à superfície a ser saudado pela Família e a ser cumprimentado pelo presidente Chileno Pinera.
Viva Chile!

4 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Sublinhemos a ética da responsabilidade e compromisso, a disponibilidade e capacidade de relação interpessoal no conjunto das operações de resgate dos mineiros do Chile.
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Tereza Coelho disse...

De um furo que demorou 33 dias a perfurar sairam 33 mineiros no dia 13.10.10 ( 33 !). Haverá ou não coincidências ? O que poderá significar ? Porquê 33 ? Eu ACREDITO

Carta a Garcia disse...

Ana Brito,

Foi muito importante que tivesse havido uma liderança interna e uma gestão democrática,por votos, das dificuldades...
Uma experiência de sucesso que ganhou à catástrofe iminente...
Abraço amigo, Viva Chile!

Carta a Garcia disse...

Cara Tereza Coelho,

Creio que mais que as coincidências algébricas, terá sido muito importante a determinacão dos mineiros no interior da mina e o seu sentido de organização para a sobrevivência.
Claro, o apoio e solidariedade técnico-científicos de matriz internacional foram igualmente determinantes.
Um sucesso dos "resgatadores", das empresas de perfuração, da Nasa e dos serviços de protecção Civil do Chile.
E claro os números também ajudam...
Abraço Amigo,
OC