quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Artur Santos Silva defende "união" dos portugueses e critica governo alemão

Porto, 10 nov (Lusa)

"O fundador do BPI, Artur Santos Silva, defendeu hoje que a rápida “unidade dos portugueses é fundamental” para convencer os mercados e criticou a abordagem da chanceler alemã, Angela Merkel, aos países mais frágeis da zona euro.

“Como português o que me preocupa é não ver unidade suficiente entre os responsáveis políticos, é fundamental que essa unidade se consiga rapidamente”, afirmou Artur Santos Silva aos jornalistas, à margem de uma apresentação do plano de ação do programa municipal “Porto de Futuro”.

Para o chairman do BPI, é fundamental que “acabe o estado de grande perturbação que, sobretudo, a comunidade política lança" e que o Orçamento do Estado para 2011 seja aprovado na especialidade.

O que eu espero é que nós, portugueses, saibamos assumir as nossas responsabilidades, seguir um caminho que cumpramos, que é isso que faz acreditar os mercados”, sustentou, salientando que hoje a taxa de juro está mais baixa no mercado primário do que o que esteve na terça feira no mercado secundário.

Artur Santos Silva considerou que a subida dos juros da dívida pública ficou a dever-se às declarações da chanceler alemã Ângela Merkel “a propósito de políticas europeias em relação aos países que têm uma situação menos sólida nas finanças públicas”.

No seu entender, com esta crise, “quase todos os países” da Europa têm hoje uma situação pouco sólida nas finanças públicas.

Para Santos Silva, a União Europeia “tem que mostrar que está verdadeiramente interessada em construir uma Europa una e solidária” e “os portugueses têm que mostrar coesão politica” para que se ultrapasse este “momento muito grave”.

JAP/Lusa

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários: