sábado, 13 de novembro de 2010

Cavaco Silva fala da necessidade de haver acordos partidários

Lagos, Faro, 13 Nov (Lusa)

"O Presidente da República, Cavaco Silva, voltou a hoje a falar da necessidade de alcançar entendimentos partidários para assegurar a governabilidade do país, mas frisou que os partidos são autónomos para tomar essas decisões.

"Conheço as posições de todos os partidos sobre esta questão. Em democracia os partidos são autónomos e convém lembrar que não há muito tempo a Assembleia da República manteve a confiança no atual governo e, nos termos constitucionais, o governo responde politicamente, só e apenas, perante a AR", afirmou Cavaco Silva ao ser confrontado com a possibilidade de haver um governo de coligação.

O chefe de Estado, que falou aos jornalistas em Lagos, à margem das cerimónias oficias que assinalaram os 550 anos da morte do Infante D. Henrique, recordou que já abordou várias vezes a necessidade de haver acordos entre partidos, mas nunca se referiu diretamente à entrevista do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

Ao Expresso o ministro dos Negócios Estrangeiros disse que o país precisa de um governo de coligação e afirmou-se disponível para abandonar o executivo em nome da estabilidade.

"A necessidade de entendimentos entre partidos eu próprio já referi em múltiplas intervenções. Estamos num tempo em que, para garantir não só a estabilidade mas a governabilidade, é importante que exista uma vontade de diálogo e um espírito de responsabilidade para podermos estabelecer entendimentos interpartidários, que podem ser de vária natureza, para que a governabilidade seja uma realidade e os problemas possam ser enfrentados", disse Cavaco Silva.

O Presidente da República insistiu, no entanto, que "a vontade dos partidos é aquela que de facto manda nessas circunstâncias".

MHC/Lusa

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

2 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Não me parece que um possível "entendimento" partidário seja a solução adequada para o país, pois, pelo contrário, só acrescentaria, na minha modesta opinião, a instabilidade que o PSD tem vindo a desencadear e que se tem manifestado nefasta à governabilidade interna: digamos "não" aos obsidiados.
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Sim, são difíceis ou msmo impossíveis acordos de governo...só acordos pontuais de incidência parlamentar, como no OE, e esses são necessários e desejáveis...
Abraço Amigo,
OC