terça-feira, 9 de novembro de 2010

Juros/Dívida: Dizer que chumbo do OE não teria efeito nos mercados é "pequena demagogia" - Vieira da Silva

Lisboa, 09 nov (Lusa)

"O ministro da Economia disse hoje que não há “números mágicos” que determinem a intervenção de instâncias internacionais e acusou de “pequena demagogia” afirmar que o chumbo do Orçamento do Estado não teria efeitos nos juros da dívida.

“É uma pequena demagogia dizer que a aprovação do Orçamento não teria nenhum efeito na leitura de que os mercados faziam ao nosso país”, disse Vieira da Silva, em resposta à intervenção do deputado Telmo Correia.

O democrata-cristão confrontou o ministro com o argumento do Executivo de que com a aprovação do Orçamento do Estado na generalidade os juros da dívida iriam aliviar, o que não aconteceu.

“É desconhecer a realidade não perceber que são fatores internacionais que estão a pressionar a dívida nos mercados secundários, ainda que Portugal esteja a ser mais penalizado por ter uma situação mais frágil”, acrescentou o responsável, afirmando que “não há nesta área nenhum número mágico que signifique a partir deste ou outro [número] há a intervenção de organismos internacionais”.

Tanto o PSD como o CDS pediram hoje ao ministro que clarificasse a posição do Governo quanto aos juros da dívida soberana, depois de Teixeira dos Santos ter dito em entrevista ao Expresso, há precisamente um mês, que "com taxas de juro que se aproximem dos sete por cento entramos num terreno onde essa alternativa começa a colocar-se”.

Em declarações hoje à agência Lusa, Vieira da Silva rejeitou o limite de sete por cento nos juros das obrigações do Tesouro a 10 anos para a entrada do fundo Monetário Internacional em Portugal.

“Não há nenhum limite objetivo, nem a fixação de nenhuma fronteira. A situação internacional tem evoluído muito rapidamente e as avaliações têm de ser feitas à medida que essa evolução se verifica”, afirmou".

IM/Lusa

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

2 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
A demagogia cultiva a insegurança, alimenta bodes expiatórios e manipula a massa humana, por isso é bom que o esclarecimento transparente seja devidamente explicitado para evitar papões que só atrofiam as mentes menos esclarecidas ou já doentes.
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Ana Brito,

A demagogia e o populismo estão a ser grandes inimigos dos interesses nacionais!É preciso estar atento e denunciar as situações que mais do que opiniões privilegiam antes o interesse partidário em detrimento do dos portugueses.

Abraço Amigo,
OC