sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Obama elogia liderança política de Sócrates e "medidas vigorosas" do Governo português

Lisboa, 19 nov (Lusa)

"O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou hoje a liderança política do primeiro-ministro, José Sócrates, e as “medidas vigorosas” tomadas pelo Governo português para enfrentar os “desafios” colocados pelos mercados financeiros.

Barack Obama falava na residência oficial de São Bento, após ter estado reunido cerca de 30 minutos com o primeiro-ministro português.

Perante os jornalistas, o chefe de Estado norte americano começou por salientar que o mundo e Portugal atravessam “tempos difíceis”.

“Mas, senhor primeiro-ministro, a sua determinação para fortalecer a economia e para organizar esta cimeira mostra a sua liderança e a liderança de Portugal”, declarou Obama, dirigindo-se ao chefe do executivo português.

Na sua intervenção, o presidente dos Estados Unidos referiu-se indiretamente à atual situação económica e financeira de Portugal no contexto internacional.

“Obviamente, Portugal está a enfrentar desafios colocados pelos mercados financeiros. Penso que é importante saber que o primeiro-ministro português se comprometeu com um pacote vigoroso de medidas económicas”, frisou Obama.

No entanto, o presidente dos Estados Unidos deixou uma mensagem de otimismo em relação ao futuro da economia mundial, tendo apelado a uma cooperação entre os diferentes países.

“Nós [Estados Unidos] vamos trabalhar com toda a Europa, assim como com Portugal, no apoio a estes esforços. Quero sublinhar o quanto aprecio algum do trabalho que Portugal está a fazer a este respeito”, acrescentou.

PMF/Lusa

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários: