domingo, 7 de novembro de 2010

Passos Coelho ainda é um "Ovo Kinder"...(por Nuno Morais Sarmento, em entrevista ao "JN")

" Passos precisa de capital de confiança"

"Neste cenário de crise iminente, Passos Coelho está à altura dos desafios do país se chegar ao Governo?
Diria que Passos Coelho ainda é um "ovo Kinder". Ainda não temos elementos suficientes.

Não consegue avaliar as suas capacidades para ser primeiro-ministro?Passos Coelho teve o arrojo e a coragem de aceitar um desafio para o qual, à partida, dificilmente reúne condições pessoais e políticas.

Porquê?É preciso um percurso pessoal de aprendizagem, de experiência e, principalmente, de obra feita. Passos Coelho manifestamente não tem provas dadas. É um homem muito capaz e que aprende muito rápido, mas só tem experiência política. O problema é que não estamos a falar de partidos.Estamos a falar de ser primeiro-ministro. É difícil acreditar que aos 46 anos Passos Coelho não tenha nenhuma obra para mostrar. Aos 46 anos, as pessoas devem ser avaliadas pelo que fizeram e não pelas suas potencialidades. Passos Coelho não tem o caminho feito necessário para nos dar a confiança de poder exercer com preparação e capacidade suficientes as funções de primeiro-ministro.

É uma crítica muito contundente.A situação em que o próximo primeiro-ministro terá de dirigir o país é muitíssimo mais exigente. É uma situação limite.

Ele não está à altura do desafio?Responder a essa pergunta pessoal tem o seu quê de arrogante e não quero responder assim.

Não quer? Mas já disse que não lhe reconhece obra para ser primeiro-ministro.A questão que está colocada a Passos Coelho foi previamente colocada a mim próprio. Por não ter a certeza de ter as condições de preparação técnica, experiência profissional e de vida, suficientes, tive dúvidas para aceitar um desafio desses.

Quando é que foi desafiado para ser líder e candidato a primeiro-ministro?Você conhece a resposta à pergunta sem precisar de a colocar.

Após a queda de Ferreira Leite?A questão já se colocou em vários momentos".


(excertos de entrevista concedida por Nuno Morais Sarmento, ex-ministro social democrata, ao jornalista Adelino Cunha, do Jornal de Notícias,em 7 de Novembro de 2010)


(Corrigido no título)

4 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Risos...
Tem razão Nuno Morais Sarmento nas considerações que tece sobre PPC.
Contudo, não acho que PPC seja um chocolate de leite, cremoso e apetecível. É quando muito uma simples "criança" em ponto grande ou pequeno (conforme quisermos entender) que se deleita a tentar pensar que monta o bonequinho que vem no interior do ovo, mas que já nem sequer é surpresa, porque não tem a habilidade suficiente para montar o brinquedo (nem um governo) e...muito menos qualidade de facto para ser 1º ministro.
É um obsidiado compulsivo...
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Ana Paula Fitas disse...

Caro amigo Osvaldo Castro,
... peço imensa desculpa mas, eu não achei graça nenhuma a isto... os ovinhos da Kinder são "muita" boooons :) e não merecem ser insultados com estas comparações... ou então, mudaram a sua textura e, pronto!... nunca mais como ovinhos Kinder (ah! a não ser que o senhor que se lembrou da comparação estivesse a falar das surpresas que os ditos doces ovinhos trazem lá dentro... porque, de facto, algumas são verdadeiros monstrinhos!!!) :)))
Abraço.

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Claro que o PPC não é um "chocolate de leite...", mas que o Nuno Morais Sarmento teve graça em considerá-lo uma espécie de surpresa do "ovo Kinder", isso é verdade.. e diz muito da apreciacão depreciada de algumas das mais destacadas figuras do PSD sobre o seu lider.

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Paula Fitas,

Estou tentado a dr-lhe razão, a comparação é "favorável" ao PPC, porque o "Ovo Kinder" não merece ser tratado com tratos de polé como ele distrata as coisas sérias. Claro, a ideia foi mostrar a "surpresa" a que pretendia aludir Morais Sarmento...