sábado, 4 de dezembro de 2010

Aviação/Espanha: Sócrates falou com Zapatero para condenar paralisação "selvagem" dos controladores aéreos

Mar del Plata, Argentina, 04 dez (Lusa)
"O primeiro-ministro afirmou hoje que já falou com o seu homólogo espanhol para lhe manifestar “total solidariedade” com as decisões tomadas pelo Executivo de Madrid para enfrentar a greve dos controladores aéreos.
José Sócrates falava em conferência de imprensa, no último dia da XX Cimeira Ibero-Americana, em Mar del Plata, na Argentina.
Tendo ao seu lado o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, o primeiro-ministro elogiou o Executivo de Madrid por ter demonstrado “uma grande determinação na ação, não apenas no recrutamento de militares para substituírem os controladores aéreos, como na declaração do Estado de Alarme no país e no ultimato que fez aos controladores para regressarem ao trabalho”.
“Quem atua da forma [como os controladores aéreos fizeram], em Espanha, atua de forma criminosa, porque não se pode abandonar sem justificação o posto de trabalho – isso é selvagem. O exercício do direito de greve tem as suas regras”,
sustentou o primeiro-ministro.
Para José Sócrates, a paralisação dos controladores aéreos “nem sequer se tratou de uma greve, porque não foi sequer anunciada nem declarada”.
“Tratou-se apenas de abandono do posto de trabalho, colocando a Espanha e toda a Europa numa situação absolutamente insustentável. Quero criticar muito este abuso, que causa prejuízos a tanta gente”,
frisou.
Na perspetiva do primeiro-ministro português, “as pessoas não têm o direito de prejudicar os outros fazendo coisas ilegais, como aconteceu em Espanha”.
“Por isso, quero manifestar a minha solidariedade com o Governo espanhol, pela sua ação e por ter tomado medidas corajosas e definitivas para que a situação seja rapidamente restabelecida
”, disse.
Ainda de acordo com as últimas informações recebidas por José Sócrates, “a situação poderá ser restabelecida muito rapidamente em virtude da determinação que o Governo espanhol manifestou”.
O espaço aéreo já foi entretanto reaberto, mas o ministro dos Transportes espanhol estima que a situação só fique normalizada dentro de 24 a 48 horas".

Pedro Morais Fonseca (Texto) e José Goulão (fotos), da Agência Lusa

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

1 comentário:

Manuel Macheco disse...

Os parasitas:
Há muito que venho protagonizando situações iguais à dos controladores aéreos espanhóis. As democracias são tolerantes e há classes que se aproveitam das suas fraquezas. Espero que haja uma resposta firme do Governo Espanhol com processos judiciais. Estas pessoas não merecem outra consideração.
Em tudo há direitos e deveres. Os mesmos devem ser equilibrados. Se queremos usufruir deles também nos devemos responsabilizar pelos direitos dos outros. Adoecer tantos controladores aéreos no mesmo dia e à mesma hora só pode ser anarquia. E estes pouco se importam com os direitos dos outros. O que querem é que venha a nós ao nosso reino e que seja feita a sua (deles) vontade.
Que sirva de lição. Os nossos Palmas, Martins, Nogueiras e outros tais que lhes sirva de lição. Não me espanta muito e pelas proporções que certas greves tem que um dia seja o consumidor a fazer justiça pelas próprias mãos.
Ao governo Espanhol peço que seja implacável com esta gente. Não tenha compaixão com quem não teve com milhões de passageiros. Não tiveram consideração pelas vidas de milhares deles. Ainda bem que não houve nenhum desastre.
Aos passageiros prejudicados pela tomada de posição dos controladores aéreos peço-lhes que formem uma comissão e que lhes movam um processo criminal por serem lesados nos seus elementares direitos. Façam isso para que o Governo Espanhol tenha mais força e sinta o vosso apoio.