sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

AR: Governo diz que Portugal está na 2ª posição no aproveitamento de fundos comunitários

Lisboa, 28 jan (Lusa)

"O Governo apresentou hoje dados que indicam que Portugal é o segundo país da União Europeia que regista maior percentagem de pagamentos de fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) por parte da Comissão Europeia.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Economia, Portugal, com 15 por cento de pagamentos intermédios, é apenas ultrapassado pela Alemanha, que regista 18 por cento de verbas pagas perante o total de fundos comunitários.
O Ministério da Economia refere que, dos 24,4 mil milhões de euros a que Portugal tem direito até 2013, foram já pagos 15 por cento, quando a média da União Europeia é de 11,5 por cento.
Pelas mesmas estimativas do executivo, Portugal encontra-se à frente de países como a Polónia (12 por cento), Espanha (14 por cento), Grécia e França (ambas com 13 por cento) e da Itália (sete por cento).
Segundo o Ministério da Economia, a despesa de fundos da política de coesão na economia portuguesa em 2010 foi de 2,967 mil milhões de euros, quando em 2009 tinha sido de 1,9 mil milhões de euros.
Na sua intervenção, na abertura do debate quinzenal, na Assembleia da República, o primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou que o Governo definiu como objetivo em 2011 atingir 40 por cento de execução global dos fundos do QREN e 42 por cento no Programa de Desenvolvimento Regional (PRODER) destinado à agricultura".


PMF/Lusa

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários: