segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Euro/Crise: Rumores sobre Portugal não são baseados na realidade - Comissão Europeia

Bruxelas, 10 jan (Lusa)

A Comissão Europeia considerou hoje, em Bruxelas, que as notícias que dão conta de pressões europeias sobre Lisboa para pedir ajuda para pagar a dívida soberana são “rumores que não estão baseados na realidade”.
“Trata-se exclusivamente de rumores que não estão baseados na realidade”,
disse Amadeu Altafaj Tardio, o porta-voz para os Assuntos Económicos e Monetários do executivo comunitário.
A imprensa alemã deu conta, durante o fim-de-semana, que várias capitais europeias, principalmente Berlim e Paris, estariam a pressionar Lisboa para seguir o exemplo da Grécia e da Irlanda e pedir o apoio do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira.
“Posso confirmar, desde a Comissão Europeia, que não há conversações em curso neste sentido nem está previsto que haja” insistiu Altafaj Tardio.
O porta-voz declarou que tem havido o mesmo tipo de notícias sobre “vários países”.
“Regularmente aparecem rumores deste tipo e no caso de Portugal, hoje em dia, estes rumores não são fundados”.
O Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira foi criado em maio do ano passado e presta assistência a qualquer Estado membro que enfrenta ou está seriamente ameaçado com uma perturbação grave da actividade económica ou financeira causada por acontecimentos extraordinários para além do seu controlo.
Altafaj Tardio já tinha insistido esta manhã que Portugal está a tomar as medidas “adequadas” para resolver os desequilíbrios da sua economia.
“Portugal tem tomado as medidas adequadas para resolver a situação”, disse o porta-voz para os Assuntos Económicos e Monetários do executivo comunitário à Agência Lusa.

FPB/Lusa
*** Este texto foi escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico ***

1 comentário:

José María Souza Costa disse...

Passei aqui lendo o que tem pra ler. E observando o que tem para observar. E Exaltando o que tem de ser Exaltado. Estou lhe desejando um Tempo de Harmonia e de muita Inspiração. Entendo ter um blogue Agradavel, muito bom e Interessante. Eu, também tenho um. Muito Simplório por sinal. E estou lhe Convidando a Visitá-lo e, mais. Se possivel Seguirmos juntos por eles. Estarei Muito Grato esperando por Você lá.
Abraços de verdade e, fique com DEUS