terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Presidenciais: Alegre desafia Cavaco a publicitar o negócio da vendas das ações do BPN

Funchal, 04 jan (Lusa)

O candidato presidencial Manuel Alegre desafiou hoje Cavaco Silva a revelar pormenores sobre a venda das suas ações do BPN, designadamente se as vendeu ao presidente do banco e porque razão elas se valorizaram em 40 por cento em pouco tempo.

Manuel Alegre, que no início do almoço com os elementos da comissão de honra da sua candidatura na Madeira havia recusado adiantar mais pormenores sobre as questões que iria colocar a Cavaco Silva no seu discurso no jantar com os apoiantes, acabou por declarar aos jornalistas que considera ter “chegado a altura de Cavaco Silva tornar público o contrato de venda das suas ações” no BPN.

Diz ser necessário “saber a quem as vendeu, como é que em tão pouco tempo aquelas ações se valorizaram cerca de 40 p0or cento. E, se isso é verdade, e se por acaso ele as vendeu ao presidente do BPN, então é um caso político e tem de ser publicitado. Se não está tudo bem”.

Para o candidato presidencial Manuel Alegre, o seu principal adversário “ diz que tem um compromisso com a verdade, como tal deve dizer a verdade toda”.

Não estou a pôr em causa, nem a fazer insinuações, isto é um facto político. Ele é Presidente da República, não é um cidadão qualquer”, declarou.

Concluiu que neste momento os elementos sobre este caso “são rumores e a partir do momento em que isso acontece, em qualquer país do mundo, em qualquer pais democrático… essas coisas têm de ser esclarecidas para bem dele, para bem da República e para bem da ética republicana”.

Manuel Alegre efetua hoje uma visita à Região Autónoma da Madeira no âmbito da pré-campanha para as eleições presidenciais de 23 de janeiro.

O programa inclui esta tarde uma reunião com os responsáveis da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), uma arruada na capital madeirense e um jantar com apoiantes no Madeira Tecnopolo, o mesmo local onde Cavaco Silva reuniu cerca de 3000 pessoas segunda-feira.

AMB/EC /Lusa

*** Este texto foi escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico***

1 comentário:

Manuel Macheco disse...

Oportunidade de oiro:
Nunca um candidato a Presidente da República recebeu dos adversários uma oportunidade igual à que foi dada a Cavaco Silva. Se realmente andam a enlamear a sua imagem como diz tem a oportunidade de pôr KO os seus adversários. Apresente as provas em com não está comprometido com o caso SLN/BPN e praticamente tem a sua reeleição garantida. Aliás, quase afirmo que não precisa de fazer mais campanha eleitoral.
Mas como diz o provérbio quem tem cu tem medo. E a prova disso consiste em que Cavaco está comprometido até aos cabelos com a SLN/BPN, Oliveira e Costa, Dias Loureiro e tantos outros. Não há nada mais prejudicial para o País que ter o seu Presidente refém de negócios escuros. Como podemos dar o nosso voto a pessoas que diz que tem provas e não as apresenta? Se até ao fim da campanha eleitoral Cavaco não as apresentar demonstra o que digo em cima: é refém dos negócios em que se meteu.
Depois: A encomenda é igual ao cabaz.