sábado, 19 de fevereiro de 2011

Brasil e Portugal vão realizar cimeira conjunta ainda este ano

Brasília, 18 fev (Lusa)

Uma cimeira entre Brasil e Portugal deverá realizar-se ainda este ano, tendo sido este um dos assuntos tratados na reunião de hoje entre a presidente do Brasil e o ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal, em Brasília.

A informação foi confirmada após o encontro entre Dilma Rousseff e Luís Amado, pelo chefe da diplomacia brasileira, Antonio Patriota, durante uma entrevista coletiva no Palácio do Itamaraty. "Esse ano deveremos ter uma cimeira, como se diz em Portugal, uma cúpula, como dizemos aqui; e esperamos que seja no Brasil. A data ainda não foi marcada", disse o ministro, que deverá ir a Lisboa para os preparativos.

Os representantes dos dois países confirmaram também a intenção, para 2012, de realizar, de forma conjunta e simultânea, o Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal, eventos decididos na última cimeira.

Ainda com data a fixar, deverá ocorrer, também neste ano, uma visita oficial de Dilma Rousseff a Portugal, convite que o primeiro-ministro, José Sócrates, lhe fez pessoalmente, logo após a tomada de posse da nova presidente brasileira.

A última cimeira realizou-se em maio do ano passado, em Lisboa, contando com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro português, José Sócrates, tendo sido tratados temas relacionados com infraestruturas e possíveis negócios de empresários portugueses no Brasil, em virtude da realização do Mundial de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

ALYS/Lusa

Sem comentários: