domingo, 20 de fevereiro de 2011

UE: Portugal é primeiro da Europa na disponibilidade 'online' de serviços públicos

Lisboa, 20 fev (Lusa)

Portugal é o país da União Europeia mais avançado em sofisticação e disponibilidade de serviços públicos ‘online’, de acordo com o relatório "eGov Benchmark 2010", a ser apresentado na segunda-feira.

Segundo dados a que a agência Lusa teve acesso, Portugal ocupa o primeiro lugar nos níveis de disponibilidade e sofisticação dos seus serviços públicos virtuais dirigidos a cidadãos e empresas: no que refere à sofisticação o primeiro lugar é partilhado com Irlanda, Malta e Áustria, ao passo que no campo da disponibilidade também a Itália, Malta, Áustria e Suécia apresentam níveis máximos de eficiência.

O estudo da Comissão Europeia destaca para Portugal "boas práticas" como a implementação do Cartão do Cidadão, a ferramenta Empresa Online, o serviço de declarações eletrónicas de impostos e a página virtual da Segurança Social.

A experiência do utilizador na experiência virtual, o ‘eProcurement’ (compras eletrónicas) e diversas soluções que facilitam o fornecimento dos serviços ‘online’, como a identificação eletrónica, são campos destacados pela Comissão Europeia como tecnicamente evoluídos em Portugal.

O Plano Tecnológico implementado em Portugal levou a que o país subisse no ‘ranking’ europeu: em 2005, antes da entrada do programa, Portugal apresentava um nível de disponibilidade de 40 por cento e um nível de sofisticação de 68 por cento, de acordo com os dados.

Este é o nono estudo conduzido pela Comissão Europeia de avaliação do desempenho europeu em matéria de governação eletrónica.

PPF/Lusa

2 comentários:

A.R. disse...

É um dos grandes sucessos da governação de Sócrates.

Carta a Garcia disse...

Caro A.R.,

É um facto que devia ser incontroverso, mas nem por isso...há sempre quem tenha dificuldade em gerir as angústias mercê do sucesso dos outros.Veja-se a tentativa, recentemente desencadeada, de meter o cartão de cidadão no meio da embrulhada eleitoral...!
Um grande abraço!
È um gosto vê-lo por aqui.
OC