sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

UE/Cimeira: Sócrates acredita que Europa vai sair mais forte da crise da dívida soberana

Bruxelas, 04 fev (Lusa)

O primeiro-ministro congratulou-se hoje, em Bruxelas, com o início das discussões entre líderes europeus sobre um plano “abrangente e coerente” que vai permitir aos europeus saírem “mais fortes” da crise da dívida soberana.

“Com este plano, um plano abrangente e coerente, a Europa mostra uma determinação política” para enfrentar a crise da dívida soberana, disse José Sócrates à entrada da primeira reunião do ano dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE).

Os líderes europeus vão tentar avançar no seu projeto para reforçar o fundo de resgate aos países da Zona Euro e há uma grande expetativa sobre a apresentação por parte da Alemanha e França de novas propostas para um “pacto de competitividade”.

“Eu julgo que a Europa ao iniciar esta discussão dá um grande sinal a todos que pretende aprofundar o projeto europeu”, declarou José Sócrates aos jornalistas.

Berlim e Paris pretendem assegurar uma maior convergência económica na Zona Euro, com a adoção de medidas de harmonização de sistemas de pensão, salários, tributação das empresas e mecanismos para limitar o endividamento público.

Os líderes europeus, que iniciaram a cimeira às 10:45 (09:45) de Lisboa), também vão debater a situação no Egito e na Tunísia, assim como aqueles que eram os temas inicias do encontro, a energia e a inovação.

FPB/ACC.

Sem comentários: