domingo, 13 de março de 2011

PEC: Posição do PSD face às novas medidas coloca em causa estabilidade política,diz Francisco Assis

Aveiro, 13 mar (Lusa)

O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, admitiu hoje em Aveiro que a estabilidade política em Portugal "está posta em causa", devido à posição assumida pelo PSD face ao novo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, já afirmou que o seu partido "não vai discutir nem negociar as medidas de um novo PEC", que foram apresentadas na passada sexta-feira.

Face à posição do PSD, Francisco Assis diz que, neste momento, "a estabilidade política em Portugal está posta em causa", adiantando que "há um novo quadro político-parlamentar que exige uma grande reflexão por parte do PS".

"O PS tem de avaliar com rigor e com objetividade esta nova situação política. O Governo, o grupo parlamentar e os órgãos do partido têm que, nos próximos dias, ponderar seriamente esta nova situação criada na vida política portuguesa",
explicou.

Assis não quis falar sobre qual será a reação do seu partido, adiantando que "a iniciativa a levar a cabo é assunto que resultará de uma reflexão e ponderação que terão que ser feitas no âmbito das estruturas dirigentes do PS".

O presidente do Grupo Parlamentar do PS não quis também antecipar um cenário de eleições antecipadas, defendendo que todos ainda devem "fazer um esforço para evitar um cenário de crise política em Portugal".

"Não creio que a crise política resolvesse os problemas com que estamos confrontados, mas é obvio que estamos perante uma realidade nova que tem que ser devidamente ponderada
", afirmou.

Sobre as novas medidas de austeridade anunciadas, Assis limitou-se a dizer que "são necessárias e contribuíram para que na cimeira [da zona euro] se tomassem decisões que vão de encontro às pretensões do Estado português".

"Não tenho a menor das dúvidas que estas medidas com estas características, ou com outras aproximadas, teriam de ser apresentadas nestas circunstâncias", concluiu.

O líder parlamentar socialista falava aos jornalistas em Aveiro, onde apresentou a moção de orientação política que José Sócrates leva ao próximo congresso do PS.

JYDN/Lusa

2 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Francisco Assis faz o ponto da situação e é muito claro quanto à reflexão que urge fazer e que é necessária para encontrar aquele elemento consensual que o PS deve elaborar face aos acontecimentos recentes e que preocupam a sociedade portuguesa e todos nós em geral.
Grande Abraço com Amizade e Solidário :)
Ana brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito, desculpa a irregularidade e os atrsos das respostas aos S/ Comentários.
Creio que compreende que a urgência da situação nem sempre se compadece com a resposta oportuna.
Abraço Amigo,
OC