sábado, 2 de abril de 2011

Crise: “Mais tarde ou mais cedo temos que controlar os mercados especulativos” – Mário Soares

Porto, 01 abr (Lusa)


O ex-presidente da República Mário Soares considerou hoje que, em termos europeus, “mais tarde ou mais cedo” é preciso “controlar os mercados especulativos”, considerando o fenómeno dos mercados “absolutamente escandaloso” e criticando o capitalismo “selvagem” em que vivemos.


No início do ciclo Grandes Debates do Regime, sob o tema “Democracia no séc. XXI: que hierarquia de valores?”, Mário Soares considerou justo que lhe perguntassem como é que Portugal vai sair deste “imbróglio”. “A minha resposta é esta: nós temos, mais tarde ou mais cedo, em termos europeus, que controlar os mercados especulativos que só pensam no dinheiro e temos que explicar com a força dos factos que mais importante que o dinheiro são as ideias das pessoas, que são os princípios e são os valores”, declarou.


Segundo o ex-presidente da República, é preciso punir “aqueles que usam o capitalismo financeiro para criar uma recessão interna em cada país”.


“Foi o que sucedeu na Bélgica, foi o que sucedeu na Irlanda, é o que nós estamos em risco que venha a suceder em Portugal, espero que não”, enfatizou. Para o ex-primeiro ministro “para evitar a recessão, a prioridade das prioridades é reduzir o desemprego”.


Para Soares o capitalismo atual não é aquele que se vivia “no passado, com fundamentos éticos, com princípios e com regras”. “Nós estamos a viver num capitalismo especulativo e selvagem”, criticou.


Considerando que “o fenómeno dos mercados é absolutamente escandaloso”, o socialista recordou que estes “são conduzidos por poucas pessoas”.


São os principais agentes desses mercados que fazem tremer os políticos e que põem os políticos de joelhos. Ainda por cima têm agências de rating que diariamente nos avaliam mas que são funcionários desses mesmos mercados. Onde é que fica a política nisto?”, questionou.


JF/Lusa

1 comentário:

Unknown disse...

Embora não apresente nada de novo é um olhar como este que fará a diferença. É preciso uma politica honesta, bom senso e respeito e que se imponham neste mundo de capitalismo grosseiro.
Os governos das Nações dobraram-se à comunicação social e agora dobram-se aos donos do dinheiro......
É urgente impor regras e não permitir que os gulosos vivam mais tempo destruindo a vida dos povos e nações............