terça-feira, 19 de julho de 2011

Sociedade portuguesa revê-se na candidatura do Fado a Património Imaterial, afirma Rui Vieira Nery

Lisboa, 19 jul (Lusa)

O musicólogo Rui Vieira Nery afirmou hoje aos deputados na Assembleia da República que há um "movimento profundo na sociedade portuguesa que se revê na candidatura" do Fado a Património Imaterial da Humanidade.

Na primeira reunião da comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, os deputados receberam hoje os representantes da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade.

Na comissão estiveram presentes o musicólogo Rui Vieira Nery, a diretora do Museu do Fado, Sara Pereira, a vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, e o fadista Carlos do Carmo, porta-voz da candidatura.

Rui Vieira Nery explicou aos deputados as várias iniciativas realizadas desde 2006, no âmbito da candidatura, desde protocolos com diversas instituições, como o Museu da Música, a associações de amigos do fado.

O musicólogo sublinhou aos deputados que há um "movimento profundo na sociedade portuguesa que se revê nesta candidatura", tendo contado que varias pessoas na rua abordam o fadista Carlos do Carmo e perguntam-lhe "como vai a candidatura".

Aos deputados foi descrito o plano editorial, desde a reedição de obras como "Fado canção de vencidos", de Luís Moita, a novas obras coordenadas por Vasco Graça Moura, Daniel Gouveia, José Manuel Osório e Paulo Lima.

A Convenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) do Património Imaterial reúne-se no Bali (Indonésia) entre 22 e 29 de novembro, na qual deverá avaliar a candidatura portuguesa e decidir a sua classificação.

A candidatura será avaliada por um grupo de representantes de 24 países, entre os quais Chipre, Itália, China, Cuba, República Checa, Nigéria, Burkina Faso, Quénia, Croácia, Espanha, Paraguai e Venezuela.

NL/SS/Lusa

Sem comentários: