sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bancos passaram "confortavelmente" apesar do "enquadramento adverso",diz o Governador do BdP

Lisboa, 15 jul (Lusa)

"O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, disse hoje que os bancos portugueses demonstraram “resiliência” e passaram confortavelmente, apesar do cenário adverso colocado.

“Apesar do enquadramento particularmente adverso em que bancos portugueses têm vindo desenvolver atividade e a severidade do cenário usado para os testes de stress, os resultados evidenciam que os bancos portugueses analisados superam confortavelmente o mínimo de capital fixado para o exercício, isto é, Core Tier 1 de cinco por cento em situação de stress, o que demonstra a resiliência do setor bancário português”, afirmou o Governador do Banco de Portugal.

No caso do cenário adverso de 2012, as quatro instituições bancárias analisadas passaram os testes de stress levados a cabo pela Autoridade Bancária Europeia (ABE), tendo ficado com um rácio Core Tier 1 acima de cinco por cento.

O BPI ficou com 6,9 por cento, a CGD com 6,2 por cento, a holding BES com 5,8 por cento e o BCP com 5,4 por cento.

Estes dois últimos bancos já estão a tomar medidas para que o seu capital próprio na situação de stress analisada fique acima de seis por cento, no prazo de três meses.

Atualmente estes quatro bancos têm um racio Core Tier 1 de, pelo menos, nove por cento, tal como exigido pelo BdP até final de 2011.

Em termos europeus, foram avaliados 91 bancos, tendo oito ficado com nota negativa (abaixo cinco por cento), enquanto 16 ficaram entre cinco e seis por cento, também tendo de tomar medidas."

IM/Lusa

Sem comentários: