quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cultura: Exposição em Évora destaca nove trabalhos determinantes no percurso artístico de Nadir Afonso

Évora, 20 jul (Lusa)

Nove trabalhos determinantes no percurso artístico do pintor Nadir Afonso, representativos de cada década de criação, desde os anos 30 do século XX até à atualidade, vão estar em destaque numa exposição que é inaugurada sexta-feira em Évora.

Organizada pela Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em parceria com o Museu da Presidência da República, a mostra, intitulada “Nadir Afonso: Absoluto”, vai ficar patente até setembro no Fórum Eugénio de Almeida, em pleno centro histórico de Évora.

Segundo os promotores, a exposição dá a conhecer a contemporaneidade da obra de Nadir Afonso, um nome incontornável do surrealismo português, com a estética surrealista ou a arte cinética, e a rutura conquistada pelo abstracionismo geométrico, numa organização por núcleos temáticos sob orientação cronológica.

Além dos nove trabalhos determinantes no percurso artístico de Nadir Afonso, a exposição apresenta cerca de uma centena de desenhos e estudos inéditos, em técnicas mistas, desde pastel, carvão e guache, que constituem referências fundamentais no processo criativo do artista.

Ao longo do percurso expositivo, explica a FEA, é possível esclarecer questões transversais na metodologia de Nadir Afonso, nomeadamente a repetição e inversão, de acordo com a base dialética de tese, síntese e antítese, momentos imprescindíveis no apuro das formas.

A exposição apresenta, no essencial, o projeto realizado no Palácio de Belém, em colaboração com a Fundação Nadir Afonso, em dezembro do ano passado, por ocasião do 90.º aniversário do pintor.

Em paralelo, o Fórum Eugénio de Almeida apresenta 41 obras do norte-americano Andy Warhol, como as famosas cadeira elétrica, a série das latas de sopa Campbell’s e a garrafa de Coca-cola ou os retratos de Marilyn Monroe, Mick Jagger e Prince.

A exposição “Andy Warhol: Os Mistérios da Arte”, inaugurada na semana passada, pode ser visitada até 13 de novembro.

SYM/Lusa

Sem comentários: