quarta-feira, 20 de julho de 2011

Euro/Cimeira: Chegou a altura de líderes cumprirem promessa de defesa da Zona Euro,diz Durão Barroso

Bruxelas, 20 jul (Lusa)-(atualizada)


O presidente da Comissão Europeia disse hoje que a cimeira de quinta-feira, em Bruxelas, é a altura indicada para os Estados-membros cumprirem a promessa de que tudo fariam para defender a estabilidade da Zona Euro.

Numa curta declaração na sala de imprensa do executivo comunitário, em Bruxelas, sem direito a perguntas, José Manuel Durão Barroso advertiu que “ninguém deve ter quaisquer ilusões”, pois “a situação é muito grave e requer uma resposta, ou as consequências negativas serão sentidas em todos os cantos da Europa”, e mesmo além das fronteiras europeias.

Os Estados-membros "disseram que fariam o que fosse preciso para assegurar a estabilidade da Zona Euro. Pois bem, agora é a altura de cumprirem essa promessa”, afirmou o presidente da Comissão.

Durão Barroso acrescentou que aquilo que pede aos líderes dos 17 países da Zona Euro é que, quando se sentarem à mesa "daqui por 24 horas", digam “o que podem fazer, o que querem fazer e o que vão fazer, e não o que não podem fazer ou não vão fazer”.

Instando os líderes europeus a darem mostras de “responsabilidade europeia”, o presidente do executivo comunitário sustentou que a presente situação “exige o total compromisso de todos na cimeira” e afirmou-se convicto de que, “com boa vontade”, tal acontecerá, e será possível encontrar uma solução, designadamente sobre o segundo pacote de ajuda à Grécia.

Indicando que os elementos para essa solução “são conhecidos”, Durão Barroso disse que “o mínimo” que se pode esperar então da cimeira de quinta-feira é que se faça luz sobre uma série de aspetos, designadamente medidas para assegurar a sustentabilidade das finanças públicas gregas, papel do envolvimento do setor privado, flexibilização do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, regulações ainda necessárias no setor bancário e medidas para garantir provisão de liquidez ao sistema bancário europeu.

A maior parte das decisões a serem tomadas amanhã [quinta-feira] são da competência dos Estados-membros. Eles reservaram para si mesmos os instrumentos. E disseram que fariam o que fosse preciso para assegurar a estabilidade da Zona Euro. Pois bem, agora é a altura de cumprirem essa promessa”, afirmou.

A terminar, e dramatizando o discurso a “precisamente 24 horas” de uma cimeira que já muitos classificam como decisiva para a Zona Euro, Durão Barroso insistiu que o euro é uma das grandes conquistas do projeto europeu e advertiu que os Estados-membros têm de pôr de lado as suas diferenças para o defender, “ou a História julgará duramente esta geração de líderes”.

ACC/Lusa

Sem comentários: