domingo, 17 de julho de 2011

Euro/Crise: Resolver a situação é uma questão de "vontade e determinação",diz Trichet


Frankfurt, 17 jul (Lusa)

O presidente do Banco Central Europeu, Jean Claude Trichet, previu hoje que a Europa vai conseguir ultrapassar a crise da dívida soberana, considerando que isso é "uma questão de vontade e determinação" e não de técnica.

Numa entrevista concedida ao Financial Times alemão e divulgada pelo próprio BCE, Trichet afirma que "naturalmente que os europeus conseguem resolver o assunto" e acrescenta: "Não é uma questão de técnica, é uma questão de vontade e determinação".

Considerando que o euro não está em perigo e que se mantém "uma moeda altamente credível", Trichet explicou que o BCE não aceitará como colateral para empréstimos os títulos de dívida de um país em incumprimento: "Se um país entra em incumprimento financeiro [default], nós deixamos de poder aceitar como colateral normal os títulos de dívida emitidos pelo governo desse país porque, aos olhos do Conselho de Governadores, isso iria prejudicar a nossa capacidade de ser uma âncora de confiança e estabilidade".

No caso de um país entrar em incumprimento, "os governos teriam de fazer com que o eurosistema recebesse colateral que pudesse aceitar", não especificando de que forma isso poderia ser feito.

Questionado sobre se considera que a chanceler alemã, Angela Merkel, agiu com demasiada lentidão na crise da dívida soberana, Trichet respondeu que a questão não se põe. "Veria uma discussão desse género como completamente desajustada na situação atual".

MBA/Lusa

Sem comentários: