sábado, 16 de julho de 2011

Euro/Crise: Vitorino e outros ex-dirigentes pedem "visão clara" para o euro

Paris, 15 jul (Lusa)

Cinco antigos dirigentes europeus, incluindo o ex-comissário português António Vitorino, apelaram para que os dirigentes da União Europeia adotem uma "visão clara para o euro" para que a moeda possa sair reforçada da crise atual.

O apelo consta de um texto que será publicado na edição de sábado do jornal francês Le Monde, citado pela agência noticiosa francesa AFP, no qual Jacques Delors, Felipe Gonzalez, Romano Prodi, Etienne Davignon e António Vitorino criticam a "ausência de uma visão clara do contributo de políticos que comprometem os seus créditos para permitir ultrapassar as dificuldades imediatas".

Para os subscritores, ter uma "visão clara" significa que os Estados garantam os depósitos de particulares. Mas "as instituições financeiras arriscaram" e "devem suportar parte do fardo (…) sem ameaçar a estabilidade do sistema".

"Tudo o que possa ser feito para evitar um incumprimento da dívida grega deve ser feito",
defendem, lançando um apelo aos Estados e às instituições financeiras para que encontrem "soluções que permitam diminuir o fardo dos cidadãos dos países que emitiram dívida".

Os cinco ex-dirigentes europeus propõem a criação de mecanismos nesse sentido, "como o resgate, a partir de fundos comunitários ou internacionais", de uma parte das dívidas soberanas mais graves, "para as anular e fazer beneficiar o país em causa dessa perda de valor".

Defendendo a criação de regulação à escala europeia, os signatários referem que a redução dos défices deve ocorrer, mas de uma forma controlada, "com um horizonte de tempo realista".

Se os principais responsáveis políticos pela União Europeia, a Comissão e o Fundo Monetário Internacional (FMI) adotarem "estes princípios simples", acrescentam, "poderão ser encontradas soluções".

Delors e Prodi foram presidentes da Comissão Europeia, Davignon foi vice-presidente da Comissão e Gonzalez chefiou o governo espanhol.

PNG/Lusa

Sem comentários: