sexta-feira, 1 de julho de 2011

Passos Coelho: IVA nos produtos também vai subir

30/06/2011 22:45 Dinheiro Vivo


"Passos Coelho garantiu hoje que vai seguir as recomendações do memorando da 'troika', mexendo nos escalões do IVA. O primeiro-ministro garante que as taxas máximas não vão subir, mas admite que há produtos que podem passar para taxas mais altas.

Questionado sobre novas medidas de austeridade, Passos Coelho diz: "Não vamos andar a adoptar medidas de três em três meses".

"Apenas com estas medidas, podemos dizer aos mercados que o resultado será aquele que ficou consagrado no memorando da 'troika'", sublinhou o primeiro-ministro.

Em declarações aos jornalistas no final do debate, Passos sublinhou que o novo imposto é um "sacrifício" único e um esforço excepcional".

O novo imposto especial, que reverterá mais 800 milhões de euros para os cofres do Estado, será sobre "todos" os tipos de rendimentos.

Vítor Gaspar, o ministro das Finanças, garantiu os salários e "todo o rendimento que é sujeito a englobamento no IRS" serão tributados, mas que as pessoas que ganhem apenas até ao salário mínimo (485 euros) não serão afectadas.

No entanto, o ministro não disse em detalhe de que forma serão tributadas as pessoas: se através de uma taxa adicional ao IRS (descontada todos os meses), se através da criação de uma nova contribuição."
Com MAB

Sem comentários: