quarta-feira, 27 de julho de 2011

Secretas: Comissão Parlamentar quer ouvir Conselho de Fiscalização antes do ex-diretor do SIED

Lisboa, 27 jul (Lusa)

A primeira comissão parlamentar decidiu hoje ouvir o presidente do Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações, Marques Júnior, e só depois tomar uma decisão sobre a audição pedida pelo antigo diretor do SIED, Jorge Silva Carvalho.

Contudo, todos os partidos concordaram que Jorge Silva Carvalho - visado numa notícia do Expresso a propósito de ter alegadamente fornecido informações secretas à Ongoing - devia ser ouvido, mas nunca antes do Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações.

No final, o presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Fernando Negrão, considerou que os partidos tiveram "uma atitude sensata" e que irá saber junto de Marques Júnior se corre algum inquérito a propósito de fugas de informação, como foi solicitado pelo primeiro-ministro, e depois pedir a presença do mesmo perante a comissão.

O antigo diretor do Serviço de Informações Estratégias de Defesa (SIED) negou ter fornecido informações sigilosas à empresa Ongoing e pediu uma audiência à Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdade e Garantias para prestar esclarecimentos.

O caso noticiado pelo semanário relaciona-se também, nomeadamente, com um alegado pedido de informações aos serviços secretos, por parte de elementos do Governo, sobre Bernardo Bairrão, ex-administrador da TVI que chegou a ser indicado para secretário de Estado da Administração Interna mas que não chegou a tomar posse. O Governo desmentiu logo a notícia.

“Nego qualquer irregularidade no exercício das minhas funções ou qualquer quebra de sigilo ou violação de segredo de Estado”, afirmou Jorge Silva Carvalho, numa declaração a propósito da notícia de que teria fornecido informações à Ongoing, empresa onde trabalha atualmente.

O antigo diretor do SIED disse ainda que quer ver “integramente apurados todos os factos que vêm descritos no jornal”.

Segundo o Expresso, o ex-diretor do SIED terá passado informações para a empresa Ongoing antes de abandonar a chefia dos serviços, em novembro de 2010.

Entretanto, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, solicitou ao secretário-geral dos Serviços de Informação da República a realização de um inquérito para “apurar e esclarecer quaisquer factos relacionados” com alegadas fugas de informação naqueles serviços, noticiadas pelo Expresso.

Numa nota emitida no sábado passado, o gabinete do primeiro-ministro afirma que Pedro Passos Coelho, responsável máximo pelos Serviços de Informação da República, “não tem conhecimento de quaisquer `fugas de informação´ que possam ter ocorrido no passado”.

“Dada, no entanto, a grande sensibilidade de que esta matéria se reveste, já que o prestígio e a integridade dos Serviços de Informação da República não podem ficar reféns de dúvidas suscitadas por notícias desta natureza, o primeiro-ministro, através do seu chefe de gabinete, solicitou de imediato ao senhor secretário-geral dos Serviços de Informação da República a realização de um inquérito com vista a apurar e esclarecer quaisquer factos relacionados com o teor da denúncia feita”, refere a nota.

CC/Lusa

Sem comentários: