domingo, 21 de agosto de 2011

Cabo Verde/Eleições: Inocêncio reconhece derrota e felicita Fonseca

Presidente eleito,Jorge Carlos Fonseca


Mindelo, Cabo Verde, 21 ago (Lusa)


Manuel Inocêncio, candidato à segunda volta das presidenciais em Cabo Verde, hoje disputadas, reconheceu esta noite a derrota na votação e felicitou o adversário, Jorge Carlos Fonseca, pela eleição para Presidente da República.

Manuel Inocêncio, apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), está retido no Mindelo, ilha de São Vicente, devido ao mau tempo, e deslocou-se à sede de candidatura local para ler uma breve declaração de reconhecimento de derrota.

Na declaração, Inocêncio nada adiantou sobre o seu futuro político, mas disse-se disponível para continuar a trabalhar para o país, nomeadamente através do PAICV, partido no poder desde 2001.

“Apesar de derrotado nesta grande jornada que foi a minha participação nas eleições presidenciais, quero felicitar Jorge Carlos Fonseca pela sua eleição como Presidente da República”, disse Inocêncio.

“Apresentei uma ideia, uma proposta, uma visão que colheu a aceitação de milhares de cabo-verdianos. Mas não o suficiente. Ficam essas ideias e propostas para o futuro”, acrescentou.

Inocêncio aproveitou a breve declaração para uma série de agradecimentos, passando pela família, apoiantes e militantes do PAICV.

“Quero agradecer a todos os cabo-verdianos que, ao longo destas últimas semanas, me acompanharam com muito carinho. Deram-me a oportunidade de conhecer ainda melhor o povo e Cabo Verde. Devemos estar todos orgulhosos pelo caminho trilhado”, concluiu.

Segundo os últimos dados oficiais divulgados pela Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), Fonseca lidera a contagem dos votos da segunda volta das eleições presidenciais cabo-verdianas de hoje com 54,5 por cento dos votos, quando estão apuradas 93,3 por cento das assembleias.

Dezenas de carros já circulam pelas ruas da Cidade da Praia a festejar a vitória de Fonseca, cuja sede de campanha, na Achada de Santo António, está a viver um clima de euforia e a ser “invadida” por apoiantes de “Zona”, como o candidato é localmente conhecido, e por militantes do MpD.

Com a abstenção a situar-se nos 40,3 por cento, inferior em mais de seis pontos em relação à primeira volta (46,8 por cento), Fonseca lidera com 94.806 votos, deixando Manuel Inocêncio Sousa, seu adversário, com 79.209 votos (45,5 por cento).

JSD/Lusa

Sem comentários: