sábado, 27 de agosto de 2011

Espionagem: PGR anuncia abertura de inquérito

Lisboa, 27 ago (Lusa)

"A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai abrir um inquérito ao caso da alegada espionagem a um jornalista pelos serviços de informações, adiantou hoje à Lusa fonte da PGR.

De acordo com a mesma fonte, o inquérito "vai ser aberto no Departamento de Investigação e Ação Penal [DIAP] de Lisboa, onde já correm outros [processos] referentes a escutas".

O jornal Expresso noticia hoje que o Serviço de Informações Estratégicas do Estado (SIED) “espiou” o telemóvel de um antigo jornalista do Público, Nuno Simas, atualmente diretor adjunto de informação da Lusa, “com o objetivo de descobrir as eventuais fontes do jornalista”.

Também hoje o gabinete do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou ter ordenado ao secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, a abertura de um inquérito sobre a alegada espionagem a um jornalista, que considera de "grande gravidade".

Passos Coelho vai reunir-se com Júlio Pereira na próxima segunda-feira para discutir o caso.

Na semana passada, Júlio Pereira foi ouvido como testemunha no DIAP de Lisboa, no âmbito de um inquérito criminal sobre as alegadas fugas de informação nas secretas.

O responsável do SIRP pediu à Procuradoria-Geral da República a instauração de um inquérito criminal sobre o caso das alegadas fugas de informação nas secretas, anunciou o Governo no dia 05 de Agosto.

O gabinete de Passos Coelho referiu então que em causa estava a "possibilidade de ter existido violação de segredo de Estado ou o dever de sigilo" por parte do ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) Jorge Silva Carvalho para a empresa Ongoing - onde trabalha atualmente - quando ainda dirigia aquele serviço".

CC(JH/NS)/Lusa

Sem comentários: