sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Euro/Crise: Ninguém perceberia mais atrasos na definição dos mecanismos de resgate - Olli Rehn

Porto, 05 ago (Lusa)

"Ninguém vai compreender quaisquer atrasos adicionais no estabelecimento das novas regras para o FEEF e a sua possível intervenção no mercado secundário, disse hoje o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários.

Por essa mesma razão, o comissário Olli Rehn pediu, em conferência de imprensa em Bruxelas, aos “legisladores no Conselho e no Parlamento Europeu para que façam os últimos compromissos necessários para chegarem a um acordo”, reafirmando os apelos feitos nos últimos dias pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acerca da necessidade urgente de se finalizarem as mudanças ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF).

Olli Rehn lamentou que o acordo do Conselho Europeu de 21 de julho ainda não esteja em vigor, mas disse ser esse “o preço necessário a pagar por se viver em democracia”, uma vez que os estados membros pertencentes à zona euro têm de ratificar individualmente as alterações propostas.

“Em relação ao tempo necessário para este trabalho, estamos a falar de semanas”, acrescentou o comissário europeu, esperando que os detalhes técnicos estejam preparados no começo de setembro.

O acordo de 21 de julho, afirmou Olli Rehn, “é um marco na política económica da zona euro”, mas não é a única reforma a ser feita, uma vez que se aguardam propostas abrangentes por parte da presidência do Conselho Europeu sobre mudanças à estrutura da gestão das crises dentro da zona da moeda única".

TDI/Lusa

Sem comentários: