sábado, 27 de agosto de 2011

MP vai investigar espionagem das secretas a jornalista

Acesso ilegal a chamadas telefónicas


por: Carlos Rodrigues Lima,Hoje (DN,online)

Factos revelados, hoje pelo Expresso, serão averiguados pelo DIAP de Lisboa.


"O Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP) vai investigar as suspeitas de espionagem à facturação detalhada do telemóvel do jornalista Nuno Simas, reveladas hoje pelo jornal Expresso. Fonte judicial disse ao DN que já estão em curso no DIAP de Lisboa dois inquéritos relativos ao Serviço de Informações Estratégicas e Defesa (SIED): um diz respeito a eventual violação do Segredo de Estado na transmissão de informações para o grupo Ongoing, enquanto o segundo teve origem numa queixa de Jorge Carvalho, ex-director do SIED, contra desconhecidos por suposta violação do seu email. "Todas as ramificações do caso que entretanto surjam e contenham indícios de crimes serão averiguadas", disse ao DN a mesma fonte.

Com a obtenção da facturação detalhada do telemóvel do ex-jornalista do Público, actualmente director-adjunto da Agência Lusa, o funcionário da operadora Optimus que os retirou do sistema pode incorrer em vários crimes: desde violação do sigilo das telecomunicações a devassa da vida privada. Assim como o funcionário do SIED que pediu e obteve tais dados.

Entretanto, a direcção do jornal Público já anunciou a apresentação de uma queixa às autoridades. "Vamos contactar com as autoridades e perceber quais são os passos concretos que devem ser dados", afirmou hoje à Lusa a directora do jornal, Bárbara Reis, acrescentando que "um caso destes não pode ficar impune". Também o sindicato dos jornalistas já condenou publicamente o episódio, reclamando maior protecção para as comunicações dos jornalistas".

Sem comentários: