terça-feira, 30 de agosto de 2011

Secretas: Jornalista Nuno Simas vai apresentar queixa-crime por devassa da vida privada

Lisboa, 30 ago (Lusa)

O jornalista Nuno Simas vai apresentar uma queixa-crime ao Ministério Público por devassa da vida privada, na sequência da alegada espionagem feita pelos serviços secretos ao seu telemóvel, em 2010, quando trabalhava no jornal Público.

Numa declaração à agência Lusa, Nuno Simas referiu que já deu instruções ao seu advogado para que apresente uma queixa-crime para esclarecer aquilo que parece ser uma devassa da vida privada e que o processo deverá dar entrada no Ministério Público ainda esta semana.

“Pedi ao meu advogado para apresentar uma queixa-crime para esclarecer aquilo que parece ser uma devassa da minha vida privada”, disse.

O semanário Expresso noticiou no sábado que o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) “espiou” o telemóvel de Nuno Simas “com o objetivo de descobrir as eventuais fontes do jornalista”, tendo tido acesso à fatura detalhada das chamadas e das mensagens.

A queixa do atual diretor adjunto de Informação da agência Lusa junta-se à do jornal Público, que já anunciou que vai pedir às autoridades competentes a abertura de um inquérito para investigar a alegada espionagem.

"A direção do Público já reuniu e entende que deve ser aberto um inquérito para apurar responsabilidades. Vamos contactar com as autoridades e perceber quais são os passos concretos que devem ser dados", afirmou no sábado à Lusa a diretora do jornal, Bárbara Reis, acrescentando que "um caso destes não pode ficar impune".

A própria Procuradoria-Geral da República anunciou no sábado que iria abrir um inquérito no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, onde já correm outros processos referentes a escutas.

A alegada espionagem ilegal feita pelo SIED ao telemóvel do jornalista também preocupou o primeiro-ministro, que ordenou ao secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, a abertura de um inquérito sobre um assunto que considera de "grande gravidade".

De acordo o gabinete de Passos Coelho, o chefe do Governo considera que este assunto deve ser "plenamente e cabalmente investigado e esclarecido".

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) também revelou que vai abrir um processo de averiguações ao caso.

Por sua vez, o Sindicato dos Jornalistas repudiou “veementemente” a alegada espionagem ao jornalista pelos serviços secretos, considerando que foi violada a lei sobre conservação de dados de comunicações por uma autoridade sem competência para aceder a essas informações.

CC/(JH/JRS/DN)/Lusa

Sem comentários: