quarta-feira, 24 de agosto de 2011

TGV: PS quer ouvir ministro da Economia para explicar “ziguezagues” do Governo

Lisboa, 24 ago (Lusa)

O PS requereu hoje a ida do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, ao Parlamento para explicar o “rumo” do Governo relativamente à ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, argumentando que tem havido “ziguezagues” e “demonstrações de ignorância”.

“Não se percebe o rumo do Governo e tem havido demonstrações de ignorância”, disse à Lusa a deputada socialista e antiga secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

A deputada do PS considera que Álvaro Santos Pereira deve esclarecer a comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas “acima de tudo devido à posição ziguezagueante do Governo”.

Por outro lado, “as alterações de posição têm vindo a ser justificadas com desconhecimento, como na questão das mercadorias e do grupo de trabalho”, apontou.

“O projeto já envolvia mercadorias e desde 2005 que existe um grupo de trabalho luso-espanhol para tratar de questões ferroviárias, não só da alta velocidade”, afirmou.

O requerimento para a audição do ministro da Economia foi hoje entregue na comissão de Economia, subscrito por Ana Paula Vitorino, Basílio Horta, Rui Paulo Figueiredo, Hortense Martins, Fernando Jesus, Eduardo Cabrita, Paulo Campos, Fernando Serrasqueiro e Duarte Cordeiro.

Na semana passada, após um encontro com o ministro do Fomento espanhol em Madrid, Álvaro Santos Pereira disse que o Governo português só tomará a decisão sobre a rede de alta velocidade em setembro e que procurará articulá-la com as autoridades espanholas.

O ministro da Economia garantiu depois que a opinião do Executivo sobre o TGV mantém-se e que o projeto continua suspenso.

ACL/Lusa

Sem comentários: