sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Comércio externo: Portugal melhora balança comercial em 1,6 mil milhões até junho - Eurostat

Lisboa, 16 set (Lusa)

Portugal melhorou a sua balança comercial em 1,6 mil milhões nos primeiros seis meses deste ano quando comparado com o mesmo período de 2010, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

A instituição estatística europeia refere que Portugal tinha entre janeiro e junho do ano passado um défice na balança comercial de 10,2 mil milhões de euros, reduzindo para 8,6 mil milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano.


A melhoria da balança comercial deve-se a um bom comportamento das exportações, que aumentaram 18 por cento, de janeiro a junho de 2011, e a um abrandamento no crescimento das exportações, que aumentaram 6 por cento no mesmo período, refere o Eurostat.

Na análise à contribuição dos vários estados-membros para as exportações da União Europeia, o Eurostat refere que Portugal contribuiu negativamente em 6,6 por cento entre junho e julho de 2011, passando de 900 milhões em junho para 800 milhões de euros em julho.

No que se refere às importações, contribuiu positivamente com um aumento de 5,9 por cento. Ou seja, Portugal teve, nos dois meses em análise, uma contribuição negativa para a balança comercial da União Europeia.

AJG/Lusa

1 comentário:

AL`garvio disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.