domingo, 23 de outubro de 2011

Chuva, granizo e trovoada para domingo e segunda-feira

Por:Ionline, Agência Lusa, publicado em 22 Out 2011
Chuva e ventos fortes, agitação marítima, queda de granizo e trovoadas deverão acontecer entre a tarde de domingo e o início da tarde de segunda-feira, segundo informações atualizadas do Instituto de Meteorologia (IM).

Citadas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, as informações do IM referem que o tempo em Portugal Continental será caracterizado por chuva persistente e intensa, ventos fortes, agitação marítima na costa ocidental e possível queda de granizo e trovoadas.

Para segunda-feira, espera-se uma acentuada descida da temperatura.

A Proteção Civil refere que estas condições meteorológicas podem provocar estradas escorregadias e lençóis de água, assim como cheias rápidas em meio urbano.

Outras das consequências podem ser inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e acidentes na orla marítima.

O alerta amarelo estará ativo desde as 12:00 de domingo e as 12:00 de segunda-feira para aumentar a “prontidão dos Agentes de Protecção Civil e entidades integrantes do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro".

À população, a autoridade aconselha desobstrução dos sistemas de escoamento das águas das chuvas, condução especialmente atenta, não atravessamento de zonas inundadas, fixação adequada de estruturas soltas e evitar atividades relacionadas com o mar.

Sem comentários: