quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Governo pode negociar mas aguarda propostas da oposição

por:DN.pt;Lusa-Hoje

O Governo está disponível para negociar o Orçamento do Estado para 2012 para garantir o mais amplo apoio possível, e esperar que a oposição apresente alternativas, afirmou hoje o ministro das Finanças.

"Do ponto de vista do empenho do Governo em conseguir o mais amplo apoio possível nesta situação a disponibilidade é total. Estamos disponíveis para conversar sobre o Orçamento do Estado e prestar todos os esclarecimentos que sejam necessários", afirmou Vítor Gaspar perante os deputados na Assembleia da República.

O ministro respondia a questões colocadas pelos deputados, em especial do PS, que colocaram em causa a margem de negociação do Governo, ao não convidar o PS para uma discussão prévia do orçamento.

O ex-ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, questionou mesmo o ministro sobre qual seria a margem para negociar as propostas contidas no orçamento, em especial as medidas mais gravosas como são os cortes nos subsídios de férias e Natal dos trabalhadores das administrações públicas e empresas públicas.

O ministro disse, no entanto, que o Governo irá esperar pelas propostas da oposição para que essas conversas se iniciem.

"Teremos de aguardar quais são as propostas do Partido Socialista (PS) e outros partidos representados neste Parlamento quiserem apresentar para apreciarmos essas alternativas", disse.

Sem comentários: