domingo, 16 de outubro de 2011

Holande ganha PS francês e será o adversário de Sarkozy em 2012

16.10.2011 - 19:29 Por: Isabel Gorjão Santos,Público online, com agências

Os primeiros resultados divulgados deram-lhe 56,5%, pouco depois Martine Aubry reconheceu a derrota. François Hollande será o candidato do PS francês às eleições do próximo ano.

Não é uma vitória inesperada, que as sondagens já lhe tinham dado alguma vantagem. Hollande, de 57 anos, ganhou neste domingo a segunda volta das eleições para escolher o candidato socialista que irá disputar as presidenciais francesas previstas para Abril ou Maio do próximo ano. Irá procurar derrotar o actual Presidente, Nicolas Sarkozy.
Pouco depois de terem sido divulgados os primeiros resultados parciais – 56,5% para Hollande e 43,5% para Aubry – a candidata reconheceu a derrota. “Saúdo calorosamente a vitória de François Hollande, o nosso candidato para as presidenciais de 2012”, disse. “É hora de nos juntarmos em torno do nosso candidato”.
Hollande estava à frente nas sondagens para as eleições deste domingo, umas primárias ao estilo americano em que os socialistas ou simpatizantes do partido puderam escolher o seu candidato e nas quais participaram cerca de três milhões de eleitores. A vantagem para Hollande era de 13% quando estavam contados cerca de 486 mil boletins de voto.
Vencedor da primeira volta das eleições com 39,2% contra 30,4% para Aubry, Hollande nunca participou em qualquer governo e tem sido acusado pela sua falta de experiência governativa, mas liderou o Partido Socialista francês entre 1997 e 2008 e é deputado desde 1988. Já Aubry, filha de Jacques Delors, foi ministra do Trabalho de Lionel Jospin, entre 1997 e 2000, está à frente da câmara de Lille desde 2001 e é secretária do PS desde 2008.
Apesar de Aubry ter sido apontada como vencedora de um debate que ocorreu quarta-feira, as sondagens deram Hollande como o favorito, embora por margem reduzida: 53% contra 47%, segundo um estudo do OpinionWay Fiducial para o jornal “Fígaro” e a cadeia LCI. Mas apesar de os resultados definitivos não terem sido ainda divulgados, prevê-se que Hollande vença por uma margem superior.

Sem comentários: