quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Media: Publicidade na RTP lançará setor para a crise, afirma Pinto Balsemão

Lisboa, 26 out (Lusa)
O presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, considerou hoje que a manutenção de publicidade no canal da RTP que não for alienado vai lançar o setor para uma crise.

“O processo apressado de privatização da RTP, não maximizando os potenciais benefícios do Estado, lançará o setor, não apenas a televisão, para uma crise que será impeditiva da indispensável transformação em curso”, disse Pinto Balsemão durante a abertura da conferência Media do Futuro organizada pela Sic Notícias e pelo jornal Expresso.

A procura de publicidade diminuiu 30 por cento entre 2007 e 2011 e continuará a cair no próximo ano, lembrou o presidente da Imprensa, salientando que a manutenção de seis minutos de publicidade por hora no canal que não for alienado, levará a um aumento de 40 por cento da oferta do espaço publicitário.

Para Balsemão, a baixa de investimento publicitário e o aumento da oferta do espaço gerará “uma queda potencial de receita em torno dos 60 por cento nos operadores privados” e terá “dramáticos efeitos em cascata”, sobre todo o setor.

“Se a ideia não é acabar connosco [operadores privados], parece. Se é acabar connosco, arrisca-se a ser eficaz”, declarou Pinto Balsemão.

Balsemão adiantou ainda que nem os mais “empedernidos monetaristas” aceitarão que se trata apenas de uns que saem e outros que entram, portugueses ou estrangeiros, quando é o funcionamento da democracia portuguesa que está em causa.

Balsemão fez quatro observações na sua intervenção, começando por sublinhar o papel fundamental dos media “profissionais” e “independentes” que desempenham numa democracia que se quer “substantiva”, sendo a limitação do exercício do jornalismo, livre e independente, “altamente perigosa”.

O responsável pela Impresa realçou também os “tremendos desafios conjunturais que os media enfrentam”, numa alusão à retração do mercado publicitário.

Balsemão lembrou ainda que o setor enfrenta desafios estruturais, nomeadamente a transição para o digital, o que requer capacidade de investimento e capacidade de inovação “para que seja uma verdadeira oportunidade para o setor”.

O presidente da Impresa disse que o setor não reclama ajudas, que está preparado para ajudar o país a ganhar competitividade, mas que os media não podem aceitar “que seja o próprio Governo a introduzir elementos de disrupção que ponham em causa todos os objetivos económicos e sociais, sem benefícios evidentes para ninguém”.

O canal de televisão que se mantiver na estação pública vai continuar a ter publicidade, à semelhança da RTP1, disse, na segunda-feira, o presidente do grupo de media público, Guilherme Costa.

Guilherme Costa, que falava na conferência de imprensa de apresentação do plano de sustentabilidade económica e financeira da RTP, em Lisboa, adiantou que o canal generalista que não for alienado beneficiará de "receitas comerciais num montante inferior ao que beneficia agora".

Assim, o canal público terá os mesmos 6 minutos de publicidade por hora que tem atualmente a RTP1.

ALU/TDI/Lusa

Sem comentários: