segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Obama dá "apoio total" a plano franco-alemão

Segunda feira, 10 de outubro de 2011

Presidente dos EUA manifestou o seu "inteiro apoio à estratégia definida pela França e a Alemanha" para encontrar uma "solução global que permita restabelecer a estabilidade financeira na zona euro".

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou hoje numa conversa telefónica com o seu homólogo francês Nicolas Sarkozy "total apoio à estratégia definida" pela dupla franco-alemã para tentar ultrapassar a crise da dívida europeia.

No decurso da conversa telefónica, que ocorreu durante a tarde segundo a agência noticiosa AFP, Sarkozy "apresentou os resultados do seu encontro em Berlim em 9 de outubro com a chanceler Angela Merkel e "sublinhou que a França e a Alemanha concordaram em fornecer uma solução global e durável às dificuldades da zona euro antes da cimeira do G20 em Cannes" (sudeste da França) de 3 e 4 de novembro, refere um comunicado do Eliseu.

Obama "forneceu o seu inteiro apoio à estratégia definida pela França e a Alemanha para garantir uma solução global que permita restabelecer a estabilidade financeira na zona euro", prossegue o comunicado.

Sarkozy e Obama "concordaram permanecer em contacto durante as próximas semanas na perspetiva da cimeira do G20 em Cannes", conclui o texto.

No domingo, e após um encontro em Berlim, Merkel e Sarkozy prometeram medidas "rápidas" para regularizar a crise na zona euro, mas não forneceram detalhes.

A França preside em 2011 ao grupo de países mais ricos e dos principais países emergentes, que se vão reunir em Cannes entre 3 e 4 de novembro. Barack Obama já exigiu um plano de ação dos europeus até essa data.

Sem comentários: