sábado, 29 de outubro de 2011

OE2012: Seguro e Assis em plenários com militantes logo depois de o PS definir sentido de voto

Lisboa, 29 out (Lusa)
O secretário-geral do PS, António José Seguro, e o candidato derrotado à liderança, Francisco Assis, vão participar num conjunto de 30 plenários com militantes, depois de os socialistas definirem o seu sentido de voto sobre o Orçamento.

De acordo com fonte da direção do PS, os plenários com militantes vão cobrir praticamente todos os distritos do país, com António José Seguro a estar presente numa reunião na sexta-feira em Matosinhos e Francisco Assis no sábado em Peso da Régua.

Os plenários com militantes, que envolverão dezenas de dirigentes e deputados deste partido e que se realizam sexta-feira e no próximo sábado, acontecerão um dia depois da Comissão Política Nacional do PS, na quinta-feira, reunião em que será decidido o sentido de voto dos socialistas face à proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2012.

Na convocatória que está a ser feita aos militantes socialistas, refere-se que os plenários terão como objetivo "debater a situação política com especial incidência nas questões económicas e sociais".

"A realização destes plenários integra-se num dos objetivos cimeiros da atual direção: Estar próximo dos militantes e discutir com eles a situação política", referiu à agência Lusa um elemento do Secretariado Nacional do PS.

Em termos políticos, participam na série de plenários com militantes quase todos os membros do Secretariado Nacional do PS, assim como a quase totalidade dos elementos da direção do Grupo Parlamentar do PS.

A nota mais relevante é contudo a presença de Francisco Assis nesta lista, que no início da sessão legislativa esteve várias vezes em desacordo com a direção de Seguro, mas que agora também se tem demarcado de algumas posições protagonizadas pelo chamado "núcleo duro socrático", designadamente no que respeita à estratégia de pressão para que o PS vote contra a proposta de Orçamento logo na generalidade.

Apesar de Assis (contra o entendimento de Seguro) ter defendido que o PS deveria comunicar a sua abstenção mesmo antes de conhecer a proposta de Orçamento do Governo, agora, sobretudo nos últimos dias, tem-se aproximado mais da posição de moderação sustentada pela direção nesta questão, continuando a entender que os socialistas se deverão abster face ao Orçamento.

PMF/Lusa

Sem comentários: