sábado, 22 de outubro de 2011

PR: "Não há tempo para hesitações e jogos políticos" entre líderes europeus

Lisboa, 22 out (Lusa)
O Presidente da República, Cavaco Silva, disse hoje, através da sua página no Facebook, que "esta é a hora de exigir sentido de responsabilidade" à Europa, considerando que "não há tempo para hesitações e jogos políticos de bastidores".

"Temos assistido nos últimos dias ao avolumar de indefinições sobre as medidas que o Conselho Europeu de domingo deveria tomar para a resolução definitiva da crise que atinge a zona do euro. Esta é a hora de exigir sentido de responsabilidade aos líderes europeus", reitera Cavaco Silva.

Para o chefe de Estado, "não há tempo para hesitações e jogos políticos de bastidores", pelo que "os responsáveis europeus devem estar à altura dos desafios desta hora crítica para a Europa".

O Presidente da República disse ainda que a União Europeia "tem os meios para enfrentar a crise" e que "é inadiável garantir a estabilidade financeira e o futuro da construção europeia", uma vez que "adiar seria tornar mais difíceis e onerosas as soluções e pôr em risco o que duas gerações de europeus ergueram".

Os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem-se hoje à tarde em Bruxelas, depois do encontro que mantêm neste momento alargado aos restantes 10 titulares das pastas das Finanças da União Europeia, disse fonte diplomática à Lusa.

O novo encontro no formato Eurogrupo (os 17 ministros das Finanças do espaço monetário único) engrossa assim a “maratona” de reuniões que se sucedem em Bruxelas para preparar as decisivas cimeiras que se avizinham, designadamente o Conselho Europeu de domingo de manhã e as cimeiras da Zona Euro agendadas para domingo à tarde e quarta-feira à noite, todas ao nível de chefes de Estado e de Governo.

ND (ACC/PPF)/Lusa

Sem comentários: