sexta-feira, 18 de novembro de 2011

AJosé Seguro: "A Europa como hoje a conhecemos morreu"

por:DN.pt/Lusa-Hoje
O secretário-geral do PS afirmou hoje, em Braga, que a Europa como é actualmente conhecida "morreu", defendendo uma união "económica" e a "eleição directa" do presidente do órgão executivo da União Europeia.


António José Seguro, que falava em Braga durante o Fórum Europeu da Juventude, do qual foi presidente durante quatro anos, afirmou que a Europa nos moldes actuais "não tem futuro".

"Para mim esta Europa, como a conhecemos, morreu. Não é apenas uma evidência que resulta da crise atual. Resulta de uma convicção", explicou.

Para Seguro, a Europa não conseguirá realizar-se enquanto não for capaz de responder a duas perguntas: "o que queremos fazer juntos e que papel devemos ter no mundo".

O líder do PS afirmou ainda que a Europa "não pode sobreviver se só tiver uma união monetária".

Para António José Seguro "a União Europeia (UE) tem uma politica monetária e cambial única mas 17 políticas orçamentais diferentes" o que faz da Europa uma "união monetária mas não económica".

Segundo Seguro, os representantes eleitos "não têm instrumentos para decidir, e os que decidem não são eleitos pelo povo".

Por isso, Seguro revelou defender "a eleição directa do presidente do órgão executivo da UE" embora reconheça que esta será "apenas uma resposta institucional" embora "importante".

António José Seguro afirmou ainda que "há decisões simples a tomar mas não há vontade política para o fazer" e que "a Europa precisa de ter uma governação económica e instrumentos para responder a problemas concretos".

Isto porque, explanou, "a Europa hoje a 27 não responde aos problemas concretos do emprego, do combate à pobreza".

O ex-presidente do Fórum explicou que a "grande questão" que se coloca hoje é a mesma que se "colocava na altura" em que presidia ao Fórum: "a de sabermos optar e construir os caminhos e derrubar as nossas fronteiras respeitando as diferenças e diversificidade", disse.

"Hoje cresci, sou mais velho, mas mantenho os mesmos sonhos, as mesmas causas que quando fui presidente deste conselho", garantiu.

Sem comentários: